Distribuição Homepage Newsletter

As notícias que marcaram a semana na Distribuição

Por a 28 de Janeiro de 2016 as 13:03
Leia a última edição do Hipersuper

Leia a última edição do Hipersuper

Fique a par das notícias que marcaram o setor do retalho e da distribuição na semana que está agora a terminar.

 

NACIONAL

Dumonde Chocolat quer cinco lojas em Portugal até 2019

A insígnia chegou a Portugal em dezembro do ano passado com a abertura da primeira loja na baixa da cidade do Porto. Comercializa mais de 30 marcas internacionais em exclusividade, desde chocolates da Austrália, Alemanha, Escócia e Brasil, entre outros produtos que prometem deliciar o consumidor nacional.

Retalho alimentar da Sonae cresce 0,8% para €3.490 milhões em 2015

“Entre as principais concretizações da Sonae MC em 2015 estão o desempenho positivo do segmento de e-commerce que aumentou o volume de negócios em 7,5%”, explica a empresa.

Sonae SR fatura €1.294 milhões em 2015, mais 0,4%

O volume global das unidades de retalho da Sonae alcançou um crescimento de 0,7% para 4.850 milhões de euros.

Sonae fecha 2015 com 1.361 lojas no estrangeiro

O grupo portuense continua em expansão pelo globo fora. No último ano, obteve um aumento de 12 mil metros quadrados (m2) no total de área de vendas, atingindo os 1.104 mil m2, a nível mundial.

Intermarché traz comitiva francesa a Portugal para conhecer produtores nacionais (com imagens)

Dezenas de produtores nacionais estiveram no centro de exposições de Santarém (CNEMA), com vista à exportação para outros mercados abrangidos pela rede de lojas do Intermarché. O espaço encheu-se de fruta, vinhos, carnes, entre outros produtos que evidenciam a qualidade da produção portuguesa.

Capoulas Santos restringe parte de investimento agrícola a “pequenos produtores”

A Exposição de Produtores Nacionais promovida pelo Intermarché contou com a presença de várias entidades promotoras do setor agroalimentar nacional, assim como do novo ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, que deu conta de como será a vida dos agricultores nos próximos tempos.

Porquê investir no comércio eletrónico de FMCG em Portugal?

O mercado digital é “por natureza um comércio global” e está a crescer em Portugal. Os produtos não-alimentares registam um maior ritmo de crescimento no comércio eletrónico do que o retalho alimentar. Estará aqui uma oportunidade para as marcas? A Centromarca promoveu uma conferência para explicar a emergência de investir no comércio online dos bens de grande consumo em Portugal.

Lidl vai exportar 8 milhões de garrafas de vinho nacional para 14 mercados

“Estes números ultrapassam o valor total de vinhos portugueses exportados nos últimos seis anos”, diz a retalhista de origem alemã.

Investimento de 660 milhões de euros em imobiliário comercial no quarto trimestre

Portugal registou em 2015 o valor anual mais elevado de sempre em termos de investimento em imobiliário comercial.

Multi Portugal compra cinco retail parks

A gestora de ativos imobiliários do fundo americano Blackstone anunciou a conclusão do acordo para a aquisição de cinco retail parks em Portugal.

Comércio tradicional de Vila Real de Sto. António abre ao domingo com vendas ‘stock out’

A iniciativa “White Sunday” (domingo Stock Out) arranca no dia 31 de janeiro. Durante o verão, no último domingo de cada mês, comerciantes da baixa da cidade podem apresentar produtos com saldos e descontos adicionais, podendo expor os seus artigos no exterior, sem pagarem por isso.

Oikos lança Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana em Portugal

A ONG portuguesa para Cooperação e Desenvolvimento pretende envolver o maior número de cidades e autoridades no compromisso de criação de sistemas alimentares mais integrados, justos e sustentáveis em Portugal.

Jumbo de Torres Vedras recebe certificação ambiental depois de resultados alcançados em 2015

A loja reduziu em 2015 2% do consumo de electricidade, 10% do consumo de água, 34% da quantidade de resíduos indiferenciados e passou a valorizar 89% dos resíduos, além de que 100% dos colaboradores têm formação em ambiente.

Huawei estreia loja em Portugal

A Huawei inaugurou esta semana a primeira loja em Portugal, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.

Groupon encerra atividade em Portugal

Empresa diz que o mercado português não apresenta um “futuro lucrativo” para o seu negócio.

Profissionais do Retalho e Distribuição entre os que mais recusaram ofertas de emprego em 2015

Segundo o Guia de Mercado Laboral 2016 da Hays, 55% dos profissionais dos setores do Retalho e Grande Distribuição afirmam ter recusado ofertas de emprego em 2015.

Auchan apresenta novo conceito de loja Box com apoio da Gateway

Em Sintra, a loja Box do grupo Auchan, que comercializa eletrónica de consumo, está mais “clean” e com segurança reforçada pelos serviços da Gateway.

 

INTERNACIONAL

O conceito de supermercado ‘drive-through’

Um inventor russo patenteou a ideia de um supermercado onde o cliente faz todo o processo de compra, desde a escolha dos produtos ao pagamento na caixa, sem sair do veículo. É uma ampliação do conceito de ‘drive’, que pode vir a ser o “supermercado do futuro”.

Neinver investe €80 milhões em novo centro destinado a promover “turismo de compras” em Espanha

A dona dos centros The Style Outlets apresentou na feira internacional de turismo Fitur, em Madrid, o projeto Viladecans The Style Outlets. Com inauguração prevista para outono deste ano, o centro será o primeiro outlet a abrir na Catalunha desde 1997 e destina-se a promover as vendas entre turistas.

Fnac aterra em Luxemburgo em 2018

A capital do ducado de Luxemburgo está na mira da expansão da retalhista francesa de artigos de tecnologia e cultura.

Nova “taxa de supermercado” criada na Polónia afeta cadeia da Jerónimo Martins

A medida implica um imposto de 1,3% para retalhistas que obtenham lucros anuais acima de 67 milhões de euros e de 0,7% para as receitas anuais abaixo do mesmo valor. Os ganhos dos retalhistas a com as vendas aos fins-de-semana e feriados também serão penalizados.

Marcas próprias com cada vez menos quota de mercado

Tendência intensifica-se em mercados como Espanha e França.

Amazon aposta na instalação de pontos de recolha em França

A Amazon instalou 15 novos pontos automáticos de recolha de encomendas em França.

Instituições de comércio espanholas unem-se para potenciar retalho

A Câmara de Comércio de Espanha e a Confederação Espanhola do Comércio (CEC) assinaram o primeiro acordo de colaboração para a “dinamização do comércio urbano”, impulsionamento do “turismo de compras” e “incorporação do online como canal complementar da venda física”.

 

 

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *