Distribuição Homepage Newsletter

Nova “taxa de supermercado” criada na Polónia afeta cadeia da Jerónimo Martins

Por a 26 de Janeiro de 2016 as 11:03

biedronkaO Governo da Polónia anunciou a introdução da “taxa de supermercado”. A medida implica um imposto de 1,3% para retalhistas que obtenham lucros anuais acima dos 300 milhões de zloty (à volta de 67 milhões de euros) e de 0,7% para as receitas anuais abaixo do mesmo valor.

A notícia foi avançada pelo Jornal de Notícias, citando a agência internacional AFP e referindo que as principais cadeias de retalho afetadas com a medida do novo Governo polaco são as internacionais, como Carrefour, Auchan ou a portuguesa Jerónimo Martins.

A dona do Pingo Doce detém a cadeia Biedronka na Polónia, que fechou o exercício de 2015 com vendas de 9 205 milhões de euros. Desta forma, ser-lhe-á aplicado o imposto máximo, de 1,3%, sobre os seus ganhos.

Os negócios com receitas anuais inferiores a 1,5 milhões de zloty (cerca de 335 milhões de euros, na moeda polaca) não serão afetados pela “taxa de supermercado”, a partir da qual o ministério das Finanças polaco prevê encaixar cerca de 447 milhões de euros já este ano.

A medida implica ainda um imposto de 1,9% sobre todas as vendas a retalho efetuadas aos sábados, domingos e feriados.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *