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Instituições de comércio espanholas unem-se para potenciar retalho

Por a 27 de Janeiro de 2016 as 15:31

espanhaA Câmara de Comércio de Espanha e a Confederação Espanhola do Comércio (CEC) assinaram o primeiro acordo de colaboração, que tem como objetivo aumentar a competitividade do mercado espanhol.

O acordo subscrito pelas duas entidades do país vizinho ligadas ao comércio assenta na “dinamização do comércio urbano”, no impulsionamento do “turismo de compras” e na “incorporação do online como canal complementar da venda física”, avança a Inforetail.

Esta parceria vem “potenciar as sinergias das instituições para ajudarem o comércio a retalho a enfrentar de forma eficaz os desafios de mercado, em um ano decisivo para reforçar a recuperação do consumo e a reativação definitiva do retalho”, explica à mesma fonte a CEC.

As vendas de comércio a retalho em Espanha estão a recuperar desde setembro de 2013, tendo registado um crescimento de 3,7% até novembro de 2015.

Ambas as subscritoras do acordo consideram que o comércio urbano espanhol necessita de um “plano de ação conjunta” de forma a que as áreas urbanas e os seus eixos comerciais “gerem competitividade e sustentabilidade”. Para isso, vão promover ações de reconversão dos espaços comerciais, melhoria de imagem e integração do comércio no âmbito das “smart cities”

A Câmara de Comércio e a CEC querem ainda promover entre os comerciantes o serviço diferenciador para os turistas, assim como itinerários turístico-comerciais e modernização dos equipamentos nos centros urbanos.

Além disso, depois de detetarem uma lacuna entre as PME (Pequenas e Médias Empresas) ligadas ao comércio, pretendem apoiar a inserção no canal digital nestes negócios.

 

 

 

 

 

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