Sonae SR fatura €1.294 milhões em 2015, mais 0,4%
A divisão de retalho especializado da Sonae alcançou no ano passado um volume de negócios de 1.294 milhões de euros, mais 0,4% face ao período homologo de 2014
![Rita Gonçalves](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Rita Gonçalves
Portugal Duty Free e Licor Beirão celebram portugalidade com edição exclusiva
Novo packaging das bolachas Arcádia cruza tradição e modernidade
SagalExpo regressa a Lisboa de 28 a 30 de abril
Minsait Portugal tem novo diretor-geral
Nespresso abre quiosque no Nosso Shopping
Aquaservice adquire a Eden Springs Portugal para reforçar expansão internacional
Salesforce anuncia o seu primeiro agente de IA totalmente autónomo
Setor de retalho alimentar europeu com perspectivas de crescimento otimistas para os próximos anos
MO abre nova loja em Vila Nova de Famalicão
Oakberry abre duas lojas em Coimbra
A divisão de retalho especializado da Sonae (Sonae SR) alcançou no ano passado um volume de negócios de 1.294 milhões de euros, mais 0,4% face ao período homologo de 2014.
“A insígnia Worten reforçou a sua posição de liderança em 0,6 p.p. (pontos percentuais) em Portugal, registando um crescimento de 3,4% em vendas no quarto trimestre do ano passado, numa base comparável”, esclarece o comunicado da Sonae que dá conta dos resultados preliminares de 2015.
Também fora de portas, as insígnias de retalho não alimentar registaram um volume de negócios consolidado de 5,1% face a 2014 para €378 milhões de euros, resultado da “evolução positiva dos negócios de eletrónica e desporto em Espanha”. Na eletrónica, o negócio tem “beneficiado não só do contexto de mercado, mas também, e especialmente, da otimização do portefólio de lojas, aliada à expansão do novo conceito de loja, suportado pelo omnicanal”. No negócio de desporto, por sua vez, as vendas subiram 5,2% no universo comparável de lojas.
“A implementação do omnicanal na Worten tem revelado resultados muito positivos, com um sistema completamente integrado que converte as vendas online em vendas offline, e vice-versa”.
No ano passado, a Sonae SR adquiriu a Losan, em novembro de 2015, empresa especializada em ‘wholesale’ de vestuário de criança com uma “forte presença internacional e competências chave na cadeia de valor do têxtil”.
Leia também Retalho alimentar da Sonae cresce 0,8% para €3.490 milhões em 2015
“Num ano particularmente desafiante, na Sonae SR consolidámos as nossas posições de liderança e prosseguimos com a internacionalização das nossas marcas. Em Portugal, o negócio de eletrónica reforçou a liderança de mercado e melhorou o volume de negócios no último trimestre do ano. Em Espanha, conseguimos aumentar o volume de negócios, fruto do sucesso dos novos formatos de loja. Em particular, a recente restruturação da loja da Worten em Sant Antoni, Barcelona, um exemplo de um bem-sucedido novo conceito de loja”, comenta Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR.
O volume global das unidades de retalho alcançou um crescimento de 0,7% para 4.850 milhões de euros.
“Este desempenho foi alicerçado na melhoria da proposta de valor, no sucesso de novos conceitos de loja, na aposta no omnicanal e na crescente internacionalização das insígnias”.