As notícias que marcaram a semana na distribuição
Fique a par das notícias que marcaram Distribuição na semana que está agora a terminar
NACIONAL
Espanhola Loop New Business quer instalar centro de inteligência em Portugal
Depois de conquistar clientes portugueses como Sonae, Delta ou Sumol+Compal, a consultora estabeleceu no ano passado em Lisboa o primeiro escritório além-fronteiras. O fundador e atual CEO (Chief Executive Officer) conta em entrevista ao HIPERSUPER que oportunidades vê em Portugal, onde pretende instalar também o ‘Knowledge Center’ internacional
Sonae Sierra atrai novos investidores para o País
O investidor internacional Madison International Realty comprou uma participação de 25% no Sierra Fund à Sonae Sierra
Modelo de negócio Equivalenza conquista consumidores africanos
Em apenas cinco anos, a Equivalenza criou uma rede de 821 lojas em mais de 30 países. Em 2013 foi a marca de ‘franchising’ que mais cresceu em Portugal com a abertura de quase 100 lojas. O grupo espanhol aposta agora na expansão nos países lusófonos
A nova estratégia de comunicação da Nespresso
É debaixo de fogo que a produtora e distribuidora de café Nespresso, marca que pertence à gigante suíça Nestlé, decidiu apresentar recentemente, em Portugal, o programa Positive Cup. Baseado em três pilares – origem, reciclagem e clima – o programa teve início em 2003, quando a marca anunciou um investimento de 500 milhões de francos (cerca de 450 milhões de euros), até 2020, com o objetivo
A retalhista especialista em calçado Seaside remodelou a sua plataforma de venda online, para melhorar a “navegabilidade e a informação sobre os produtos e a marca”
VillaBio. Nova insígnia de produtos biológicos estreia-se em Lisboa
Chama-se VillaBio, é uma nova insígnia dedicada ao comércio de produtos biológicos e de alimentação saudável e abriu o primeiro espaço no Restelo, em Lisboa
‘App’ do Continente que recria loja em ambiente mobile na ‘short list’ dos World Retail Awards
Lançada em outubro de 2015, é finalista na categoria de “Best Cross Channel Consumer Experience”, ao lado de insígnias de peso do retalho internacional, como a Argos & Ebay, House of Fraser e Bolia
“Lineares devem refletir o que vai na cabeça do consumidor”
Em linguagem simples, a gestão de categorias, técnica utilizada por retalhistas e seus fornecedores, em conjunto, para melhor satisfazer os consumidores e acrescentar valor à categoria, não é mais do que fazer refletir no linear dos supermercados aquilo que vai na cabeça do consumidor ou ‘shopper’ sobre essa categoria
Comércio a retalho português acelera em fevereiro
O Índice de Volume de Negócios no Comércio a Retalho passou de uma variação homóloga de 0,4% em janeiro, para 3,5% em fevereiro, segundo os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística
Os oitos passos da Gestão de Categorias
“A dinâmica de mercado, a concorrência intensa e o comportamento exigente do ‘shopper’ acentuam a necessidade de cooperação entre retalhistas e fornecedores”, explica em entrevista ao HIPERSUPER Aristides Mendes, MS Manager da Nielsen
INTERNACIONAL
Metro instala “primeira quinta vertical no interior de uma loja na Europa”
A Metro Cash & Carry implementou em Outubro de 2015, a “primeira quinta vertical instalada no interior de uma loja na Europa”. O projeto piloto intitula-se “Krauter Garten” e está integrado no supermercado da grossista localizado no bairro de Friedrichshain, na capital alemã
Tiffosi prevê “duplicar vendas em Espanha pelo 2º ano consecutivo” em 2016
A Tiffosi tem planos para abrir “três ou quatro” lojas em Espanha durante este ano. Pretende ainda tornar o mercado espanhol no primeiro do canal multimarca, ultrapassando Portugal
OPINIÃO
1 + 1 = 3, por Miguel Murta Cardoso (consultor de retalho)
O novo papel das lojas físicas no retalho omnicanal, por Luís Cunha (Firmo)