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Metro instala “primeira quinta vertical no interior de uma loja na Europa”

Por a 28 de Março de 2016 as 15:45

metro.jpgA Metro Cash & Carry implementou em Outubro de 2015, a “primeira quinta vertical instalada no interior de uma loja na Europa”. O projeto piloto intitula-se “Krauter Garten” e está integrado no supermercado da grossista localizado no bairro de Friedrichshain, na capital alemã.

As instalações de quintas verticais são uma alternativa para os retalhistas poderem fornecer alimentos mais saudáveis, mais frescos – uma vez que são produzidos no próprio ponto de venda e não precisam de serem transportados para chegarem ao consumidor –, e com menos consequências para o ambiente, permitindo também poupar nos custos de produção.

A empresa alemã Metro colocou em marcha o projeto piloto “Krauter Garten” em uma das suas lojas de Berlim, tornando-se “o primeiro supermercado na Europa” a oferecer uma quinta vertical dentro da própria loja, segundo Fabio Ziemssen, Head of Foodl innovation e FoodTech da multinacional.

A quinta presente naquela loja desde Outubro do último ano, conta com cinco metros quadrados e foi desenvolvida pela Infarm. Segundo a Green Savers a instalação estará na loja apenas durante um ano (até Outubro de 2016).

De acordo com a empresa que criou a “quinta” vertical, citada pela mesma fonte, as ervas e os vegetais que ali crescem utilizam “menos 70% de fertilizantes que nas produções convencionais, menos 90% de água e não são adicionados pesticidas”.

A Infarm comercializa “unidades empacotadas”, que contém uma “camada de água, enriquecida com fertilizantes e oxigénio”, através das quais se pode cultivar ervas e vegetais através da técnica “hidropónica”. Além disso, a estrutura criada pela empresa recorre a “iluminação LED, microsensores e processamento de dados” sobre as condições necessárias para a produção.

Foi criada em 2013, através de fundos europeus e outros investidores, com o objetivo de “descentralizar” a produção de alimentos, de forma a ficar mais próxima do consumidor, e de reduzir o impacto no ambiente ao mesmo tempo que traz “segurança e qualidade” na alimentação.

A empresa prevê começar a vender este produto a “vários supermercados e outros negócios” entre o final do presente ano e o seguinte.

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