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Lidl exportou para 29 países cerca de 130 milhões de euros de produtos nacionais em 2022. Impacto económico é de 245 milhões de euros.

Por a 28 de Junho de 2023 as 14:17
Lidl, relativa às exportações no ano de 2022

As exportações do Lidl Portugal representaram, em 2022, 1,9% do total de exportações portuguesas de produtos alimentares para a União Europeia. Segundo dados do “Estudo de Impacto das Exportações do Lidl na Economia Nacional”, realizado pela KPMG, e  apresentado esta quarta-feira, de forma direta, indireta e induzida, as exportações da retalhista geraram ainda um impacto de 245 milhões de euros (+12% face a 2021) nos setores de atividade associados à produção destes produtos.

No seu ano fiscal de 2022 (março de 2022 a fevereiro de 2023), o Lidl impulsionou as vendas de mais de 100 fornecedores nacionais, ajudando a exportar mais de 200 produtos para 29 países dos 32 onde está presente, sendo a Alemanha, Espanha e França os principais mercados.

As Frutas & Legumes: 26,2 mil toneladas (+4,4 mil toneladas e +20% face ao período homólogo) os Vinhos e Licores: 6,9 milhões de litros (+1,8M de litros e +34% face ao período homólogo) e os Legumes e Leguminosas enlatados: 22,6 mil toneladas (+14,2 mil toneladas e +169% face ao período homólogo), ocupam o top 3 de categorias mais relevantes. E há categorias que mais do que duplicaram as quantidades exportadas face ao ano anterior: Artigos de Charcutaria (+435%), Queijos (+253%) e Peixe e Conservas de Peixe (+230%).

De acordo com a nova edição do estudo da KPMG, as exportações do Lidl Portugal representaram, em 2022, 1,9% das exportações nacionais de produtos alimentares para a União Europeia, tendo gerado, de forma direta, indireta e induzida, um impacto de 245 milhões de euros (+12% face a 2021) nos setores de atividade associados à produção destes produtos em Portugal: 54% corresponde à contribuição direta da atividade dos fornecedores, 17% diz respeito ao impacto indireto e 29% corresponde ao impacto induzido do Lidl.

O estudo revela ainda que, no ano passado, por cada euro gasto em produtos destinados à exportação, foram gerados 1,87€ na economia portuguesa, tendo o Lidl contribuído mais significativamente para setores como produtos alimentares, produtos da agricultura, da produção animal e da caça e dos serviços relacionados, bebidas e produtos da pesca e da aquacultura .

O estudo refere ainda que  78% dos fornecedores que exportam através do Lidl são Pequenas e Médias Empresas (PME) e que o volume de negócios associado às exportações facilitadas pelo Lidl gerou, em 2022, a criação de 4.932 empregos em Portugal, um aumento de 8% face a 2021, representando mais 364 postos de trabalho, de forma direta, indireta e induzida.

“As exportações do Lidl continuam a crescer de forma sustentada, o que muito nos orgulha. Os resultados do estudo da KPMG evidenciam bem o nosso contributo para a economia nacional, através do apoio aos produtores nacionais e da promoção da qualidade dos produtos portugueses no mundo. Num ano desafiante como o de 2022, marcado pelo conflito Ucrânia-Rússia e um cenário de inflação crescente, ajudámos a exportar mais de 200 produtos nacionais e a criar quase 5 mil empregos só através da exportação. São números que nos deixam muito satisfeitos.” sublinha Bruno Pereira, Administrador de Compras do Lidl Portugal, em comunicado.

“Colaborar com o Lidl no desenvolvimento do Estudo de Impacto das Exportações do Lidl na Economia Nacional e auxiliar a divulgação das consequências desse impacto para o nosso país, tem sido um motivo de orgulho para a nossa empresa. Partimos do valor das exportações e, utilizando uma metodologia amplamente testada, que não só avalia o impacto directo do contributo do Lidl, mas também o impacto indirecto e induzido nos restantes sectores da economia portuguesa, conseguimos caracterizar a importância do Lidl na dinamização das exportações Portuguesas, no aumento da competitividade da economia nacional e dos níveis de emprego, especialmente junto das PMEs portuguesas.” acrescenta Para Pedro Silva, Diretor da KPMG Portugal.

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