Consumo FMCG Homepage Newsletter

Tecnologia nacional vai permitir poupar água e energia

Por a 18 de Fevereiro de 2015 as 12:15

Até 2017, todas as habitações têm a possibilidade de usufruírem de uma tecnologia de medição inteligente que vai permitir poupanças energéticas.

“O dispositivo pretende, de forma automática e com um custo baixo, interagir com sistemas de contagens dos maiores fornecedores de eletricidade, água e gás, rentabilizando as tarifas associadas e trazendo benefícios para o consumidor final. O custo desta tecnologia não deverá exceder os 100 euros”, revela João Peças Lopes, director do INESC TEC e responsável pelo projecto.

Designado “AnyPLACE” (Adaptable Platform for Active Service Exchange), o dispositivo está integrado num consórcio europeu de energia, no âmbito do programa H2020, do qual o INESC TEC (INESC Tecnologia e Ciência) é líder.

“Actualmente, temos em casa diferentes contadores que são da responsabilidade dos distribuidores de energia, que nos oferecem várias tarifas de água, gás e eletricidade. A solução que vai ser desenvolvida é, no fundo, um gestor energético capaz de integrar a informação de todos estes contadores, mostrá-las ao utilizadores e permitir que eles escolham o perfil mais económico”.

Além da telemedição de vários recursos energéticos, a plataforma AnyPLACE vai permitir gerir e “controlar activamente as redes eléctricas, ajudando a mitigar problemas operacionais relacionados com a variabilidade na produção de energia a partir de fontes renováveis. Imaginemos que numa certa altura do dia há um excedente na produção de energia eólica que faz descer o custo da energia. A plataforma recebe a informação de preço em tempo real e, de acordo com o perfil de utilização, actua sobre os dispositivos domésticos de modo a aproveitar essa tarifa”, exemplifica o director do INESC TEC.

Este projecto conta um investimento de €2,97M, e é financiado em €2,44M pela Comissão Europeia.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *