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Google Analytics para o Mundo real, por Pedro Fernandes (EDIGMA)

Por a 7 de Fevereiro de 2013 as 15:45

Por Pedro Fernandes, Marketing Manager da Edigma

Uma das vantagens competitivas do e-commerce face ao retalho tradicional é a quantidade de informação que é possível recolher sobre o comportamento de compra dos consumidores. Saber a origem do clique permite investir nas acções com mais retorno, saber qual o tipo de botões ou texto que convertem mais vendas, permite optimizar o conteúdo da plataforma e por aí em diante. Esta informação é valiosíssima e permite fazer ajustes que são fundamentais para o crescimento do negócio.

A Euclid é uma empresa de software do Silicon Valley que lançou recentemente no mercado uma ferramenta que permite aos retalhistas conhecer o comportamento dos seus clientes no interior da loja, utilizando para isso a rede Wi-Fi.

O Euclid Zero permite saber quantas pessoas passaram perto da loja, quantas entraram e quanto tempo demoraram no seu interior, identificando consumidores únicos através dos seus smartphones. É possível extrapolar métricas de duração de visita, frequência e lealdade, por exemplo. Com esta informação, o retalhista pode tirar ilações sobre padrões de comportamento – verificar que em determinado período o número de consumidores que não termina o processo de pagamento é alto – e agir em conformidade – aumentar o número de caixas de pagamento nesse período de tempo. Vendas, Marketing, Operações e Armazenamento e até área Financeira podem beneficiar desta informação para melhorar o seu desempenho.

Novo Mundo de informação

Este produto pode ser usado não apenas por retalhistas mas também por centros comerciais, cinemas, espaços de eventos, conferências, entre outros. É um novo Mundo de informação que se abre e que desbloqueia um potencial imenso.

Outra vantagem deste produto prende-se com o número de sensores que precisam ser instalados no espaço físico. Como o próprio nome indica, o número de sensores necessários é zero, uma vez que toda a informação é obtida através da rede Wi-Fi e dos smartphones dos clientes.

Actualmente, a Euclid está a processar mais de 3 mil milhões de eventos por dia nos espaços que usam o software e este valor deverá crescer exponencialmente. Curiosamente, entre os fundadores da Euclid encontra-se um dos fundadores do Google Analytics, a plataforma online que democratizou o acesso a este tipo de informação para e-commerce.

É interessante ver que inovação disruptiva também chega ao outro lado da barricada, e não é apenas uma arma dos retalhistas tecnológicos. As lojas “brick and mortar” têm aqui uma oportunidade de nivelar o campo de batalha. Prevê-se um futuro risonho para a Euclid e para os utilizadores deste produto.

Evidentemente, esta ferramenta apenas disponibiliza informação até aqui inacessível. A forma como essa informação é analisada e interpretada é que ditará a sua eficácia.

 

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