Distribuição

Confiança dos consumidores diminui em Outubro

Por a 28 de Outubro de 2010 as 12:43

O indicador de confiança dos Consumidores diminuiu em Outubro, contrariando a recuperação observada nos dois meses anteriores, após ter apresentado um movimento descendente acentuado desde Novembro de 2009, referem os últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Refira-se que, considerando os respectivos valores efectivos, sem a utilização de médias móveis de três meses, este indicador apresentou uma forte diminuição no mês de referência, a mais expressiva da série iniciada em Junho de 1986.

“As expectativas sobre a evolução da situação financeira do agregado familiar e sobre a evolução da situação económica do País apresentaram os contributos negativos mais intensos”, referem os dados do INE, adiantando que “interrompe em ambos os casos a recuperação registada nos dois meses anteriores, após se ter observado um forte perfil descendente desde o final de 2009. As perspectivas de evolução da poupança agravaram-se no mês de referência, depois de recuperarem entre Julho e Setembro”.

As perspectivas relativas ao desemprego aumentaram em Outubro, suspendendo o perfil decrescente dos dois meses anteriores. É de notar que, em valores efectivos, todas as componentes do indicador de confiança registaram fortes diminuições em Outubro, observando-se os mínimos das respectivas séries nos casos das perspectivas relativas à evolução da situação financeira do lar e à evolução da poupança.

O saldo das apreciações sobre a evolução passada dos preços manteve a subida iniciada em Dezembro, apresentando o valor mais elevado desde Março de 2009.

Aqui, as perspectivas de evolução dos preços registaram um forte aumento em Outubro, interrompendo a diminuição dos dois meses anteriores. Em valores efectivos, este saldo apresentou um aumento muito significativo no mês de referência. As opiniões sobre a compra de bens duradouros no momento actual e nos próximos doze meses deterioraram-se, e de forma mais expressiva no segundo caso em que reforçaram o movimento dos dois meses anteriores e atingiram um novo mínimo histórico para a série.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *