Bebidas

Campari cresce nos lucros

Por a 17 de Maio de 2010 as 10:06

A italiana Campari registou um crescimento de 12,7% nos lucros no final do primeiro trimestre de 2010 face a igual período do exercício transacto, totalizando 43,3 milhões de euros, enquanto as receitas subiram 14,5% para 233,6 milhões de euros.

Bob Kunze-Concewitz, CEO da companhia, admite, em comunicado, que “acredito que o consumidor não nos abandonou, mas também não acredito que regressem. Existem notícias de previsões negativas na frente macro que congelam o entusiasmo do consumidor para sair, ir a bares e gastar dinheiro, mas com as recentes novidades – positivas – o consumidor parece sentir-se algo mais confortável”.

A empresa admite que beneficiou de algum regresso por parte dos consumidores às suas marcas, dado os preços baixos, salientando o responsável máximo pela operação que os distribuidores têm sido cauteloso no último trimestre do ano passado, depois do acesso ao crédito ter sido limitado.

As vendas da Campari nos EUA, responsáveis por cerca de 1/3 do total da facturação, cresceram 66,5%, com o mercado brasileiro a registar um crescimento a triplo dígito.

Já no mercado doméstico, contribuindo com menos de metade para o total da facturação, com 44,6%, as vendas registaram um ligeiro aumento de 3,4%, enquanto no restante continente europeu subiram 15,7%.

De referir que a Campari efectuou, nos últimos 15 anos, 16 aquisições, das quais a último foi a marca de Bourbon Wild Turkey à Pernod Ricard.

De acordo com os dados, somente 5,8% da receitas totais da Campari provêem de fora dos mercados dos EUA e Europa, admitindo Kunze-Concewitz que “não estamos a perseguir a aquisição de marcas em mercados emergentes. Possuímos uma estratégia de aquisições muito clara. A nossa prioridade é aumentar a nossa massa crítica nos mercados onde já estamos presentes. A nossa segundo prioridade, passa por olhar para as marcas locais nos novos mercados, além de olharmos para marcas especiais”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *