Vendas no retalho dos EUA sobem, mas confiança diminui
As vendas no retalho norte-americano subiram inesperadamente 0,3% no mês Fevereiro passado face a Janeiro de 2010, informou o Departamento de Comércio dos EUA no final da semana passada. Os analistas esperavam uma queda de 0,2% das vendas em Fevereiro. Já face a igual mês de 2009, as vendas subiram 3,9%.
Em contraponto, as preocupações em relação à elevada taxa de desemprego retraíram a confiança do consumidor no início deste mês, o que pode provocar redução dos gastos, prevêem os analistas. O índice de confiança do consumidor da Thomson Reuters/Universidade de Michigan caiu para 72,5 no início de Março, face aos 73,6 pontos de Fevereiro.
“É mais importante ver o que os consumidores fazem do que o que eles dizem. Certamente, há um tom um pouco diferente entre as vendas do retalho e os dados de confiança”, disse Kevin Flanagan, estrategista-chefe de renda fixa do Morgan Stanley Smith Barney, ao Financial Times.
Excluindo veículos, as vendas no retalho subiram 0,8%, acima do esperado, enquanto os economistas norte-americanos esperavam um aumento de somente de 0,1%.