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Fnac Portugal quer ter mais 10 lojas até 2019 e alargar oferta a eletrodomésticos

Por a 8 de Agosto de 2017 as 15:40

A Fnac vai chegar ao final de 2017 com mais cinco lojas face ao início do ano e planeia inaugurar outros cinco espaços entre 2018 e 2019, num investimento situado “entre os oito e os dez milhões de euros”, revelou ao semanário Expresso Cláudia Almeida e Silva, presidente da insígnia de artigos de cultura e tecnologia em Portugal.

As aberturas irão ostentar os novos formatos da retalhista, focados em “proximidade e viagens”. Estes novos conceitos apresentam uma dimensão menor face às lojas tradicionais da cadeia (2000 metros quadrados – m2), indo até aos 1000 m2. Estrearam com os espaços inaugurados no centro comercial Amoreiras e no Aeroporto de Lisboa.

Duas das aberturas previstas para este ano já ocorreram. A primeira posicionada junto ao hipermercado que o Intermarché abriu recentemente em Lagos (Algarve) e que representa o primeiro espaço da Fnac no País gerido em regime de franchising. A segunda, própria, inaugurou no centro  comercial Nosso Shopping, em Vila Real. Desta forma, a cadeia conta atualmente com 26 lojas em solo luso.

A presidente assegura que as restantes três lojas previstas para este ano não serão franchisadas mas não descarta a possibilidade de as aberturas estipuladas para os próximos dois anos seguirem este regime, já operado pela empresa em Espanha e França. Da mesma forma, não fecha a porta a prosseguir a expansão sob modelo de franchising à boleia das lojas Intermarché, parceria que “está a ser estudada”, revela Cláudia Almeida e Silva. A Fnac e a cadeia alimentar do também francês grupo Os Mosqueteiros já são parcerias em França.

Nova categoria de produto 

Além disso, a insígnia está a apostar no alargamento da oferta, tendo lançado no final do último mês na loja de Almada a nova categoria de produto de pequenos eletrodomésticos. O objetivo, de acordo com o semanário Expresso, é introduzir esta nova categoria em outras cinco lojas portuguesas durante este ano, o que deve acontecer nos pontos de venda mais antigos uma vez que os novos formatos estão mais limitados em termos de espaço.

Lembre-se que a retalhista adquiriu em julho de 2016 a Darty, cadeia francesa especializada em eletromésticos, e em julho deste ano estreou em Espanha a nova divisão de loja  “Fnac Home”, inserindo assim a oferta daqueles equipamentos no país vizinho.

De acordo com a presidente, o mercado de pequenos eletrodomésticos em Portugal vale entre os 220 e os 250 milhões de euros.

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