Destaque Homepage ESG Homepage Newsletter

Adico instala mais de uma centena de painéis fotovoltaicos na sua unidade produtiva

Por a 27 de Novembro de 2023 as 11:31

A Adico reforça o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental com a instalação de mais de uma centena de painéis fotovoltaicos na sua unidade produtiva, localizada em Avanca.

Segundo a empresa, este projeto marca um importante passo em direção à adoção de práticas ecologicamente responsáveis, com o objetivo de acelerar a sua transição energética com vista a alcançar a neutralidade carbónica.

Para além da instalação dos painéis fotovoltaicos, , empresa de mobiliário metálico de Portugal com mais de 100 anos,  vai ainda substituir o atual sistema de iluminação por um sistema energeticamente mais eficiente de iluminação led, reduzindo o consumo energético e melhorando o conforto luminotécnico da empresa.

Os 102 painéis fotovoltaicos gerarão eletricidade limpa e renovável, reduzindo significativamente a pegada de carbono da Adico e o impacto da sua atividade no planeta.

Com a adoção destas medidas de eficiência energética, prevê uma redução média de, pelo menos, 30% das emissões diretas e indiretas de GEE – gases de efeito de estufa.

Após a conquista da certificação do seu Sistema de Gestão Ambiental pela ISO 14001 – norma internacional que distingue as empresas que demonstram um compromisso contínuo com a melhoria do seu desempenho ambiental, a Adico continua a reafirmar o seu compromisso com a sustentabilidade, adotando fontes de energia limpa para alimentar a sua atividade.

“A instalação destes painéis fotovoltaicos é um passo importante em direção a um futuro mais verde e eco-friendly e que se vem juntar a outras medidas que temos vindo a implementar ao longo dos últimos anos, com vista a reduzir a nossa pegada ambiental” realça Miguel Carvalho, membro da Comissão Executiva da Adico, em comunicado.

A Adico acredita que o percurso de sucesso que tem vindo a alcançar ao longo dos últimos 100 anos no design nacional e internacional, deve ser acompanhado por um compromisso tangível com a proteção do meio ambiente. “A empresa continuará a explorar todas as oportunidades possíveis para reduzir seu impacto ambiental e promover práticas sustentáveis em toda a sua operação”, acrescenta Miguel Carvalho.

Estes investimentos são apoiados pelo PRR-Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus NextGeneration UE. O projeto foi desenvolvido ao abrigo do Apoio à Descarbonização da Indústria.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *