Consumo Economia Homepage Newsletter

Indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico voltaram a aumentar em abril

Por a 27 de Abril de 2023 as 11:29

Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico voltaram a aumentar em abril, tendo a confiança subido na construção, obras públicas e serviços e recuado na indústria transformadora e comércio.

O indicador de confiança dos Consumidores aumentou entre dezembro e abril, depois de ter diminuído nos três meses anteriores, que culminou em novembro no valor mais baixo desde abril de 2020 no início da pandemia. O saldo das opiniões dos Consumidores sobre a evolução passada dos preços aumentou em março e abril, depois de ter recuado nos últimos quatro meses face ao valor máximo da série registado em outubro.

O saldo das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda diminuiu expressivamente entre novembro e abril na Indústria Transformadora, atingindo o valor mais baixo desde maio de 2020. Este saldo também diminuiu de forma significativa em março e abril no Comércio, atingindo o nível mais baixo desde agosto de 2021, enquanto na Construção e Obras Públicas e nos Serviços verificaram se reduções mais moderadas nos últimos três meses.

De acordo com a informação recolhida sobre a evolução do investimento no âmbito do inquérito qualitativo de conjuntura à indústria transformadora, 57,7% das empresas preveem que o investimento em 2023 irá estabilizar face a 2022, enquanto 34,3% das empresas preveem um aumento do investimento e 8,0% uma diminuição.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *