Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Lucros da Jerónimo Martins crescem 59% no primeiro trimestre

Por a 26 de Abril de 2023 as 17:18

A Jerónimo Martins registou um resultado líquido de 140 milhões de euros nos primeiros três meses de 2023. Este valor representa uma subida de 59,1% face ao valor que o grupo tinha registado no primeiro trimestre do ano passado.

No comunicado enviado à CMVM, o grupo que detém o Pingo Doce sublinha a “forte dinâmica de arranque de ano, alavancada no momentum positivo das vendas apesar de, nos primeiros três meses de 2023, o consumo se ter mantido pressionado pelos efeitos da inflação”.

“Ainda assim, importa referir que os comparativos face ao ano transato tornar-se-ão mais exigentes a partir do segundo trimestre de 2023, à medida que a comparação se faça com valores de 2022 que incorporaram aumentos de preços alimentares progressivamente mais intensos” acrescenta.

“Na Polónia, a Biedronka aumentou volumes e mitigou o impacto sobre o seu crescimento Like-for-Like (LFL) da substituição por produtos de menor preço. Já em Portugal e na Colômbia, o Pingo Doce e a Ara registaram aumentos nas vendas do mesmo parque de lojas apesar da aceleração do trade-down no trimestre ter impactado as respetivas taxas de crescimento” pode ler-se também no comunicado.

Tal como antecipado, e refletindo a pressão sobre a margem bruta exercida pelo investimento em preço realizado por todas as insígnias de retalho alimentar, a margem EBITDA do Grupo caiu 18p.b. em relação ao 1T 22 para os 6,6%. “No entanto, o forte desempenho de vendas, resultante da intensa dinâmica comercial e do reforço da competitividade dos preços das nossas insígnias, impulsionou um sólido crescimento do valor do EBITDA”, acrescenta.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *