Distribuição Homepage Logística Newsletter

Os benefícios das soluções de SaaS na cloud

Por a 9 de Janeiro de 2023 as 11:45
Luís Graça e João Amaral (SAS)

Por João Amaral, Retail Senior Account Manager, e Luis Graça, Retail Business Developer Manager da SAS

Nas soluções de Planeamento Inteligente (Intelligent Planning), analisadas em maior detalhe no artigo anterior (A importância de um planeamento inteligente como resultado de decisões mais eficazes) e que envolvem análises de procura (Demand Planning) para vários propósitos distintos (marketing, comercial, operações, logística, entre outros) facilmente poderemos estar a analisar catálogos de vários milhares de produtos, em hierarquias distintas e dimensões temporais várias, que fazem “explodir” o número de permutações de cálculo para realidades que a cloud pode dar uma ajuda bastante relevante. Acrescido a isto, há ainda a falta crónica de recursos nas organizações. Vamos, então, abordar as razões que levam as empresas a apostar, nos dias de hoje, em soluções de software como um serviço (SaaS).

Sabemos de antemão que um SaaS suprime, por completo, os problemas de manutenção de infraestrutura e armazenamento de dados, que fornece uma solução de completa que poderá ser adquirida num modelo de “pagamento conforme o uso” através de um prestador de serviços externo (na cloud).

Além disto, consegue-se ainda:

  • Redução do tempo de retorno do investimento – num ambiente hospedado na nuvem, o software já está instalado e facilmente configurado, logo não há perda de tempo para analisar os dados e criar perceções de planeamento de procura.
  • Poupança de custos – a economia de custos resulta de um ambiente partilhado conhecido como ambiente multi-locatário, portanto os custos de hardware e software para licenciar o serviço são menores em comparação com a compra e implementação tradicionais.
  • Escalabilidade – à medida que as necessidades dos negócios se alteram e crescem, incluindo picos inesperados de procura, a escalabilidade da cloud permite uma resposta mais rápida, sendo que o modelo SaaS oferece a flexibilidade de escalar com base nas necessidades.
  • Novas versões e atualizações – o fornecedor disponibiliza novos lançamentos e atualizações para os seus clientes e os custos associados a novas versões e atualizações são menores do que uma instalação local, porque o prestador dos serviços absorve os custos de instalação.
  • Facilidade de uso – ao migrar a análise de gestão de procura para uma solução na nuvem, pode ocorrer uma curta curva de aprendizagem e a oferta de SaaS é efetivamente mais fácil de usar e segurança melhorada, já que, quando os dados são armazenados externamente na cloud, estão mais seguros e menos vulneráveis aos ataques cibernéticos.

Tudo mais-valias que devem ser tidas em conta, sendo de realçar uma vez mais a questão da segurança que, infelizmente, devido ao atual contexto deve ser considerada prioritária. E, neste ponto, é garantido que os fornecedores de SaaS adotam medidas de segurança rígidas para proteger os dados dos seus clientes e aderem aos standards de conformidade do mercado, com o objetivo de assegurar total privacidade, confidencialidade e integridade da informação.

De volta ao tema do nosso artigo inicial, de facto, uma solução de planeamento de procura que seja ágil, resiliente e automatizada, ajudará a manter os planos de procura sempre atualizados (e planos dependentes, como reposição, encomendas, promocional, entre outros), garantindo a rápida identificação de interrupções inesperadas na cadeia de operação e logística.

Em suma, uma solução de planeamento de procura, apoiada em analítica avançada e cloud, ajuda as empresas a planear e prever adequadamente as necessidades dos seus produtos e ou serviços. Por sua vez, as empresas podem tomar decisões informadas sobre a alocação de recursos, garantindo maior rapidez e eficiência, para melhor servir e atender os clientes.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *