Destaque Distribuição ESG Homepage Newsletter

Lojas Continente inovam no ‘refill’ de detergentes, alimentos secos e alimentação animal

Por a 21 de Dezembro de 2022 as 15:45

‘Refill Spot by Continente’ é um novo espaço, inaugurado nas lojas Continente, com venda a granel automatizada e em regime de self-service, que permite aos clientes reutilizar embalagens na compra de um conjunto de produtos, (detergentes, alimentos secos e alimentação para cão e gato) e promover a poupança e a circularidade das embalagens.

Esta iniciativa assume um espaço central na agenda de sustentabilidade do Continente “porque possibilitará testar em ambiente real e em escala, uma abordagem complementar às embalagens de uso único. Tendo impactos muito significativos em toda a cadeia de valor, dos produtores aos consumidores, esta iniciativa permitirá avaliar adequadamente os impactos económicos, ambientais e operacionais deste novo modelo de comercialização de alguns produtos”.

O Continente Matosinhos e Continente Colombo foram as lojas escolhidas para a realização deste piloto, ficando os equipamentos de refill localizados junto às áreas das respetivas categorias dos produtos vendidos a granel, num ambiente conveniente, inovador e de fácil acesso.

O refill de detergentes está disponível em 6 referências de produtos ecológicos e biodegradáveis, alguns dos quais com certificação Ecolabel, da marca Greendet: detergentes e amaciador de roupa, lava tudo, multiusos WC e detergente de louça manual. Nesta estação de refill, o cliente pode trazer a sua própria embalagem, pagando apenas a quantidade do produto que pretende comprar. Pode também adquirir em loja, embalagens de 1L, 100% recicláveis e reutilizá-las em reenchimentos futuros.

O refill de alimentos baseia-se numa solução desenvolvida pela empresa de tecnologia MIWA, que assegura o controlo e rastreabilidade do produto ao longo de toda a cadeia de abastecimento. Nos equipamentos estão disponíveis produtos das categorias de Frutos Secos, Bio e Alimentação PET da marca Continente. Estes produtos podem ser dispensados para “Smart Cups”, em embalagens reutilizáveis, dotadas de uma etiqueta NFC que comunica com o dispensador e acomoda informações sobre a embalagem e o produto que é adquirido. Existem 3 capacidades de “Smart Cups” – 350 ml, 750 ml e 1.000 ml. Os clientes podem também trazer as suas próprias embalagens.

“Refill Spot by Continente” é uma oportunidade para testarmos os modelos operativos associados a um processo circular das embalagens primárias e secundárias, ao mesmo tempo que asseguramos uma experiência de compra conveniente e ágil.”, afirma Ricardo Santos, Diretor do Continente de Matosinhos.

“Temos clientes a pedirem-nos o alargamento da vasta gama que já disponibilizamos a granel. Com estas soluções inovadoras conseguimos compatibilizar a conveniência para o cliente com os padrões de segurança e qualidade dos produtos que exigimos. Vamos agora avaliar o mais importante que é a resposta dos nossos clientes.”, acrescenta João Maria Gonçalves, Diretor do Continente do Colombo.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do plano de ações desenvolvido pela MC aquando da subscrição do New Plastics Economy Global Commitment, da Fundação Ellen MacArthur. O Continente foi o primeiro retalhista português a assumir o compromisso de assegurar até 2025 que todas as suas embalagens seriam recicláveis, compostáveis ou reutilizáveis. Recentemente o desempenho da MC voltou a ser reconhecido pela Fundação Ellen MacArthur: com uma evolução positiva face ao ano de 2020, a MC reforça a sua posição no top 3 do retalho mundial ao ser um dos retalhistas com maior percentagem de embalagens recicláveis, com maior percentagem de incorporação de plástico reciclado e com maior percentagem de reutilização de embalagens.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *