Distribuição Economia Newsletter Ponto de Venda

Crescimento do volume de negócios no comércio a retalho abranda para 2,1% em setembro

Por a 28 de Outubro de 2022 as 13:00
reatalho

O índice de volume de negócios no comércio a retalho registou um crescimento homólogo de 2,1% em setembro, uma taxa inferior em 3,5 pontos percentuais (p.p.) à verificada em agosto, segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A redução fica a dever-se essencialmente ao abrandamento do crescimento dos produtos não alimentares para 3,8%, menos 6,4 p.p. face ao período homólogo do ano anterior.

Os produtos alimentares apresentaram uma descida homóloga de 0,2%.

Na comparação em cadeia, o índice agregado sofreu uma descida de 2%, quando em agosto subiu 1,1%.

“Os agrupamentos de produtos alimentares e produtos não alimentares passaram de variações de, respetivamente, -0,9% e 2,5% em agosto, para 0,8% e -4,0% em setembro”, segundo informa o INE.

Em termos nominais, o crescimento do índice de volume de negócios no comércio a retalho foi de 11,6% em setembro, “continuando a evidenciar efeitos pronunciados do crescimento dos preços”, acrescenta o gabinete de estatística.

“As variações dos índices dos produtos alimentares e produtos não alimentares situaram-se em 13,8% e 9,7%, respetivamente (15,2% e 15,1% no mês precedente)”, detalha o INE.

Analisando o terceiro trimestre, as vendas no comércio a retalho subiram 4,3% na comparação homóloga. “Os agrupamentos de produtos alimentares e produtos não alimentares aumentaram em 0,1% e 7,7%, respetivamente”, conclui o documento.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *