Homepage Newsletter Produção

“A petMaxi continua a trabalhar todos os dias para manter e elevar a qualidade da alimentação de cães e gatos”

Por a 7 de Outubro de 2022 as 8:49

O segmento Pet Food tem vindo a crescer de ano para ano. Os portugueses são pet friendly e estima-se que em Portugal existem 5,8 milhões de animais, com 54% dos lares a terem pelo menos um animal de estimação. O Hipersuper foi falar com uma das empresas que mais se destaca no mercado português: a petMaxi.

Inaugurada em 2015 e localizada em Ferreira do Zêzere, a petMaxi é uma empresa 100 por cento portuguesa que fabrica rações premium e super premium para cães e gatos. Certificada pela IFS Food desde 2017, comercializa as marcas happyOne Mediterraneum, happyOne Premium, happyOne, Domus, Rufia, Campeão e Jackpot e já está presente em mais de 30 países nos diversos continentes.

A unidade fabril da petMaxi conta atualmente com duas linhas de produção depois de, em poucos anos, a primeira ter esgotada a capacidade. A empresa investiu assim mais de 5 milhões de euros numa 2ª linha que permitiu duplicar a capacidade produtiva da empresa.

O crescimento do segmento pet food é confirmado por Helena Gomes, diretora de comunicação e marketing da petMaxi. “Apesar dos desafios, continuamos a crescer e assim contamos terminar o ano de 2022. No entanto, o crescimento em valor, reflete parte do aumento de custos que sentimos este semestre e parte do crescimento normal de vendas da empresa, tanto interno como no mercado de exportação, ano após ano, em que este não será exceção, apesar das contrariedades” começa por explicar em declarações ao Hipersuper referindo que até ao final do ano a empresa espera atingir 35 a 40 milhões euros de faturação, depois de em 2021 ter registado um crescimento de vendas de aproximadamente 30% face ao ano de 2020.

petmaxi-logoA inflação está a marcar a vida das empresas e na petMaxi o atual contexto é encarado com todo o profissionalismo e na procura das melhores soluções para os seus clientes. A conquista de espaço no mercado por parte das marcas próprias é algo que está a ser gerido com serenidade. “Nos últimos dois anos temos verificado um aumento na procura da criação de produtos de marca própria, sobretudo proveniente de empresas com grande expressão no mercado, que procuram alimentos de elevada qualidade, premium e super premium” refere. “Na petMaxi temos conseguido dar reposta à necessidade do mercado, uma vez que somos uma fábrica certificada IFS Food e que presta um acompanhamento próximo e personalizado em todas as etapas do processo de criação de marcas próprias” sublinha Helena Gomes.

“Consideramos que o mercado tem abertura para os diversos segmentos. No caso dos clientes das marcas premium e super premium, que provavelmente serão pessoas que sentem menor impacto no seu poder de compra, são clientes mais fiéis. No que se refere a outras marcas mais regulares, nesse caso o preço poderá influenciar na escolha, sobretudo se a marca própria acumular preço competitivo com garantia de qualidade” explica.

Gama-Premium_br“A petMaxi, enquanto parte da indústria agroalimentar, continua a trabalhar todos os dias para manter e elevar a qualidade da alimentação de cães e gatos. Esse é o nosso compromisso” diz ainda.

Sobre o aumento de custos com que as empresas se têm deparado Helena Gomes admite que foi “impossível não atualizar preços face ao incremento nos custos das matérias-primas, acumulado com aumentos da energia e transportes”. Mas sublinha que a petMAxi tem “conseguido não refletir nos preços a totalidade dos custos, para ajudar os clientes, reduzindo consideravelmente as nossas margens”.

“A sustentabilidade é um dos nossos valores principais”

A petMaxi orgulha-se de gerir o seu dia-a-dia por critérios de grande “rigor e otimização”, mesmo nos momentos mais difíceis e de crise.

Para Helena Gomes, a resposta passa por inovar. Na petMaxi a inovação “é um dos nossos pilares. Reconhecemos a inovação como um investimento com retorno a médio e longo prazo e, por isso, mantemo-nos envolvidos em projetos inovadores”.

“Temos focado a nossa procura em soluções que estejam alinhadas com a sustentabilidade ambiental e economia circular, que ainda não podemos divulgar. O projeto que está previsto sair mais rapidamente está relacionado com a utilização de proteína de insetos nos nossos alimentos” conta Helena Gomes.

O Hipersuper quis saber como é que a petMaxi tem contribuído para um mundo mais sustentável, numa altura em que o papel das empresas se torna cada vez mais decisivo.

“Desde o início da petMaxi, em 2015, que a sustentabilidade é um dos nossos valores principais, não só ao nível ambiental, mas também ao nível económico e social. Pretendemos criar valor para toda a comunidade, incluindo colaboradores e parceiros, através de diversas ações de sensibilização. Privilegiamos fornecedores locais e nacionais, não só pelo apoio económico local, mas, também, por ter menor impacto ambiental através da redução das emissões de CO2 realizadas no transporte” responde prontamente Helena Gomes.

“No que se refere à sustentabilidade ambiental, temos levado a cabo várias iniciativas no sentido de reduzir a nossa pegada carbónica produtiva, com o objetivo de atingirmos a neutralidade carbónica” acrescenta.

A eficiência energética é também um dos objetivos da empresa: “Temos vindo a tomar medidas ao nível da eficiência energética, eficiência hídrica e eficiência solar, como, por exemplo, o investimento feito em painéis fotovoltaicos no topo dos edifícios da fábrica para aquisição de energia limpa”.

Outro foco da petMaxi prende-se com a redução da quantidade de plástico. “Eliminámos o plástico que formava packs de produtos e investimos numa tecnologia inovadora que nos permitiu eliminar, também, o filme estirável que envolvia os produtos para transporte em paletes. Além disso, estamos a alterar todas as nossas embalagens para materiais mais ecológicos”.

“De momento, estamos a implementar todas as medidas necessárias para as Certificações do Sistema de Gestão de Energia – ISO 50001 e do Sistema Ambiental – ISO 140001, pelo seu papel na redução de emissões de gases com efeito de estufa e sustentabilidade ambiental. Contamos obter estas certificações durante o próximo ano” finaliza, adiantando que a petMaxi está a trabalhar em algumas parcerias de Inovação e Desenvolvimento no âmbito da economia circular.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *