Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Vendas a retalho recuam em julho na zona euro e União Europeia

Por a 5 de Setembro de 2022 as 11:09

retalhoAs vendas no comércio a retalho diminuíram, em julho, 0,9% a zona euro e 0,5% na União Europeia, em relação ao mês homólogo do ano passado, de acordo com as estimativas do Eurostat.

O gabinete de estatísticas da União europeia estima ainda que, em relação ao mês anterior, as vendas no comércio a retalho tenham aumentado 0,3% quer na zona euro quer na União Europeia.

Em Portugal, as vendas a retalho cresceram 3,1% em julho, na comparação homóloga.

As maiores subidas nas vendas a retalho foram registadas na Eslovénia (+25%), Malta (+9%), Polónia (+7,6%), Hungria (+4,3%) e Roménia (3,3%). Pelo contrário, as principais quebras foram verificadas na Dinamarca (-7,7%), Luxemburgo (-6,3%), Irlanda (-5,6%), Áustria (-4,8%) e Lituânia (4,1%).

Em relação a julho, Alemanha (1,9%), Países Baixos (1,7%), Polónia (1,5%) Luxemburgo (1,5%) e Malta (1%) registaram as maiores subidas no indicador, e Áustria (-1,8%), Finlândia (-1,7%), Espanha (-1,0%), Lituânia (0,9%) e Chipre (0,7%) os recuos mais acentuados.

Na comparação anual, o volume do comércio a retalho, na zona euro, recuou 2,4% no agrupamento alimentar, bebidas e tabaco e 0,9% nos produtos não alimentares e subiu 0,6% nos combustíveis automóveis.

Já na União Europeia, caiu 2% na alimentação, bebidas e tabaco e 0,7% nos produtos não alimentares. No agrupamento de combustíveis automóveis subiu 1,3%, em termos homólogos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *