FMCG Homepage Marcas Newsletter

Xiaomi volta a subir na lista Fortune Global 500

Por a 3 de Agosto de 2022 as 18:52
Xiaomi continua a escalar na lista Fortune Global 500

O Grupo Xiaomi classificou-se em 266.º lugar na lista de 2022 da Fortune Global 500 divulgada hoje. A empresa global de tecnologia, que é o terceiro maior fabricante mundial de smartphones, volta a subir na lista pelo quarto ano consecutivo.

A Xiaomi apareceu pela primeira vez na lista da Fortune Global 500 no 468.º posto em 2019, apenas nove anos após a sua fundação. A empresa, em rápido crescimento, tem melhorado a sua classificação todos os anos: 422 em 2020 e 338 no ano passado.

De acordo com a revista Fortune, a Xiaomi, que entrou pela primeira vez na lista Fortune 500 em 2019, avançou mais de 200 posições em quatro anos, tornando-se a empresa de tecnologia Chinesa com o crescimento mais rápido.

As receitas e o lucro líquido ajustado da Xiaomi atingiram novos máximos em 2021. As receitas totais do Grupo Xiaomi em 2021 atingiram 328,3 mil milhões de yuan (mais de 47 mil milhões de euros), um aumento de 33,5% em relação ao ano anterior. O seu lucro líquido ajustado atingiu 22 mil milhões de yuan (mais de 3 mil milhões de euros) no ano passado, um aumento de 69,5% em relação ao ano anterior. As receitas do Grupo Xiaomi no mercado externo em 2021 aumentaram 33,7% em relação ao ano anterior, representando 49,8% das suas receitas totais. No primeiro trimestre de 2022, esta proporção aumentou para 51,1%.

Graças à sua estratégia “Smartphone × AIoT”, os envios globais de smartphones da Xiaomi atingiram um nível recorde em 2021. Os seus produtos AIoT também se expandiram rapidamente, construindo um rico ecossistema de produtos em torno dos smartphones. De acordo com a Canalys, a Xiaomi classificou-se no terceiro lugar na indústria global de smartphones com uma quota de mercado de 14,1% em 2021. As suas vendas de smartphones classificaram-se em primeiro lugar em 14 mercados e esteve entre os cinco primeiros em 62 mercados. A 31 de Dezembro de 2021, mais de 434 milhões de dispositivos inteligentes estavam ligados à sua plataforma (excluindo smartphones, tablets e computadores portáteis), um aumento de 33,6% em relação ao ano anterior. O número dos seus utilizadores ativos mensais globais MIUI atingiu 509 milhões, um aumento de 28,4% em relação ao ano anterior.

Em 2021, a quota dos envios de smartphones topo de gama da Xiaomi aumentou para cerca de 13% do total dos seus envios de smartphones, quase duplicando em relação ao ano anterior. Entretanto, a Xiaomi continuou a aumentar o seu investimento em investigação. Em 2021, as despesas de I&D de Xiaomi foram de 13,7 mil milhões yuan (perto de 2 mil milhões de euros), um aumento de 42,3% em relação ao ano anterior. Nos próximos cinco anos, espera-se que o investimento da Xiaomi em investigação supere os 100 mil milhões yuan (mais de 14 mil milhões de euros). Desde 31 de Março de 2022, a Xiaomi recebeu mais de 26 mil patentes; os seus pedidos globais de patentes excederam os 53 mil.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *