Economia Homepage Newsletter

INE confirma taxa de inflação de 7,2% em abril

Por a 11 de Maio de 2022 as 13:16

retalhoO Índice de Preços no Consumidor registou uma subida homóloga de 7,2% em abril de 2022, um aumento de 1,9 pontos percentuais (p.p.) à verificada em março, confirmou, esta quarta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE), depois da estimativa rápida divulgada a 29 de abril. Este valor é o mais elevado desde 1993.

 

Os produtos energéticos sofreram um aumento, em termos homólogos, de 26,7%, mais 6,9 p.p. ao registado ao mês anterior, tendo atingido o valor mais elevado desde 1985.

Por outro lado, o preço dos produtos alimentares não transformados aumentou 9,4%, quando em março a subida foi de 5,8%.

O indicador de inflação subjacente – que representa o Índice de Preços no Consumidor excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos .- apresentou um aumento de 5%, taxa que é superior em 1,2 p.p. à registada em março, tendo atingido o valor mais elevado desde 1985.

“Por classes de despesa e face ao mês precedente, são de destacar os aumentos das taxas de variação homóloga das classes da Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis e dos Restaurantes e hotéis, com variações de 10,2% e 9,9%, respetivamente (5,4% e 6,6% no mês anterior)”, indica o documento do INE.

As bebidas alcoólicas e tabaco e o vestuário e calçado tiveram um desempenho contrário, com diminuições de 0,6% e de 0,7%, respetivamente

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) apresentou uma subida de 7,4%, superior em 1,9% à ocorrida em março, sendo o segundo mês consecutivo em que é ultrapassado o valor mais elevado em Portugal desde o começo da série IHPC, em 1986.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *