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Mercado de bens tecnológicos deverá desacelerar em 2022

Por a 10 de Maio de 2022 as 11:48

aspiradorO mercado de bens tecnológicos deverá desacelerar em 2022, depois de um ano em que se bateram recordes com um aumento de receitas de 12% face ao ano anterior, segundo a GfK Portugal. Esta projeção é baseada no desempenho nos dois primeiros meses do ano, período em que as receitas caíram 3% face ao ano anterior.

 

O bom desempenho verificado no ano passado fica a dever-se ao facto de os consumidores terem passado mais tempo em casa, inclusive em teletrabalho. “No final do ano passado, contudo, os especialistas da GfK previram que esta tendência não continuaria em 2022, devido ao alívio das restrições da pandemia, à pressão sobre as cadeias de distribuição e a uma saturação da procura”, adianta a empresa, em comunicado.

 

Nos primeiros dois meses do ano, os artigos mais procurados são os aspiradores robot com estações de carregamento, com um começo de ano com um crescimento de 182% nas receitas face ao período homólogo do ano passado. Os netbooks ultrafinos cresceram 7% e televisões com tela superior a 65 polegadas registaram um aumento de 13%.

 

“Os dispositivos que simplificam a vida dos consumidores também tiveram um início de ano bem-sucedido. A tendência de simplificação é evidente em produtos domésticos inteligentes, com os produtos de automação residencial a registarem um crescimento geral de 15% em sete países da UE (Bélgica, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Espanha, Itália e Holanda), de janeiro a fevereiro de 2022”, sublinha a empresa de estudos de mercado.

 

Estão incluídos, neste capítulo, termostatos inteligentes para controlo automático de temperatura, sensores de movimento e detetores de incêndio que contribuem para a segurança doméstica.

 

A simplificação, sendo uma tendência, está também a beneficiar produtos como panelas elétricas com função de cozedura de arroz, máquinas de lavar-secar ou minifornos com função de vapor. Estes produtos apresentaram crescimentos acima da média em janeiro e fevereiro, melhorando a posição de mercado. “Estes dispositivos multifuncionais são particularmente relevantes em áreas metropolitanas, onde os consumidores desejam aproveitar ao máximo o espaço limitado disponível”, explica a GfK.

 

O comportamento dos consumidores, por outro lado, também sofreu mudanças, sendo a com maior relevo a utilização da Internet para concretizar compras. “De acordo com dados globais da gfknewron Consumer, 62% dos consumidores já usam plataformas online e offline para pesquisar informações antes de comprarem um novo dispositivo. A atenção dada a reviews de produtos aumentou a uma taxa acima da média, especialmente, quando se trata de comprar um novo dispositivo tecnológico”, conclui a empresa.

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