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Cristina Matos (APF): Confiança numa retoma total do setor de franchising

Por a 9 de Maio de 2022 as 15:30

Cristina Matos_APFCristina Matos, secretária-geral e CEO da Associação Portuguesa de Franchising

O ano de 2020 teve início num cenário bastante otimista e com uma perspetiva de crescimento em todos os setores de atividades em Portugal. Mas, a pandemia veio transformar a nossa atividade económica, com resultados muito diversos e alguns dramáticos.

No setor dos supermercados em franchising, o cenário das empresas tem sido bastante positivo. As vendas dos supermercados de franquia em Portugal registaram um crescimento real de 8,34% em período de pandemia, quando comparadas com o ano de 2019.

Profundas transformações ocorreram devido a esse impacto. Enquanto um maior tempo passado em casa ditou novas tendências de consumo, o setor das franquias de todo o país correu para colocar em prática mudanças há muito desejadas. Entre estas, podemos destacar o delivery, o e-commerce e as dark kitchens, parte desse novo normal do franchising e que continuará presente no dia a dia das franquias.

O que podemos esperar, então, para 2022?

A Associação Portuguesa de Franchising espera um crescimento bastante favorável no setor, superior aos 8% verificados anteriormente. Inclusive, e para mostramos o quão confiantes estamos para a retoma total do franchising, a associação irá realizar a sua feira de franquias num evento 100% presencial. A Expofranchise 2022 será no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, entre 19 e 20 de abril de 2022.

O consumidor, em geral, também mudou e exige agora determinadas atenções. Ao mesmo tempo, tem outras preferências nas suas compras. O sistema de delivery é um exemplo, que se mostra cada vez mais atrativo para quem procura combinar a praticidade com preço competitivo, dois fatores presentes num mundo acelerado, que enfrenta agora uma guerra e se ressente ainda da pandemia.

Em geral, as franquias entendem as necessidades que são criadas pelo mercado. É preciso, por isso, adotar alternativas que atendam a todas as exigências deste novo cliente, que vive um novo normal e, assim, não ser engolido pela concorrência. Não nos podemos esquecer: o delivery é só uma das mudanças que vieram para ficar. Afinal, e, além das catástrofes que vivemos, existem outras tendências de um novo normal, como o abandono dos materiais nocivos ao planeta, os plásticos ou uma produção cruelty-free (que não realiza testes em animais). O franchising tem demonstrado estar atento a todas essas mudanças e oportunidades.

*Artigo originalmente publicado na edição 401 do Hipersuper

 

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