Economia Homepage Newsletter

Preços na produção industrial crescem 20,7% em fevereiro

Por a 16 de Março de 2022 as 15:25

indústriaO Índice de Preços na Produção Industrial registou uma taxa de crescimento de 20,7% em comparação com igual período de 2020. Os preços na produção industrial cresceram, em termos homólogos, 17,8% em janeiro, segundo dados publicados, esta quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O desempenho do indicador resulta do aumento dos preços de energia e das matérias-primas. Sem estas componentes, a taxa de crescimento do índice foi de 5,9% em fevereiro, quando em janeiro foi de 5,3%.

“Esta evolução foi particularmente influenciada pelo agrupamento de Energia que, com um crescimento de 60,9% (46,5% no mês precedente) e um contributo de 10,9 p.p. (8,5 p.p. em janeiro), refletiu o forte impacto dos preços da produção de eletricidade e do petróleo e seus derivados”, realça o INE.

Da taxa de crescimento dos bens intermédios, que foi de 19,2% em fevereiro em termos homólogos, resultou o segundo maior contributo para o crescimento dos preços na produção industrial.

A seção das Indústrias Transformadores registou um crescimento homólogo de 16,3%, contribuindo 14,7 pontos percentuais (p.p.) para a variação do total do índice. “A secção de Eletricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio contribuiu com 5,7 p.p., em resultado do aumento de 75,8%”, refere o INE.

Em termos de variação mensal, a taxa de crescimento os preços na produção industrial aumentaram 2,7% em fevereiro. “A aceleração do índice total foi determinada pelo agrupamento de Energia, que passou de uma variação mensal de -4,5% em janeiro para 7,4% em fevereiro. Excluindo este agrupamento, o crescimento dos preços na produção industrial abrandou 0,5 p.p., para uma variação de 1,2%”, conclui o INE.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *