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Jorge Pinto Fernandes (VIA Outlets): “Os retail parks são modelos profissionais e de sucesso em Portugal”

Por a 3 de Janeiro de 2022 as 12:16

Via OutletsJorge Pinto Fernandes, Portugal business director na VIA Outlets, explica, em entrevista ao Hipersuper, porque a empresa decidiu estrear em Portugal um novo formato comercial: o retail park.

A Via Outlets decidiu apostar num novo formato de retalho – retail park – em Portugal, que inaugurou ao lado do Vila do Conde Porto Fashion Outlet . A que se deve a opção por este formato? Porquê agora?

Este espaço já existia e foi agora todo reformulado para poder dar origem a um retail park. Trata-se de um espaço com uma oferta totalmente diferente da que já existe no Vila do Conde Porto Fashion Outlet, quer ao nível de loja e de serviços como de posicionamento, criando assim uma complementaridade.

Estamos confiantes no sucesso deste complexo comercial, também para os nossos parceiros e convidados, mas essencialmente naquilo que ele representa para a região e em particular para a cidade de Vila do Conde, onde queremos ser um agente ativo na construção da atração do destino, na geração de riqueza e na criação de emprego.

A aposta no formato de retail park é também uma novidade nos nove países onde operam estabelecimentos comerciais? Se sim, porquê a escolha de Portugal para a estreia?

Este é o único formato full price do portefólio da VIA e teve como ponto de partida a reconfiguração de um espaço já existente. Por outro lado, Portugal é um mercado muito relevante para a VIA (onde os retail parks são modelos profissionais e de sucesso), o que justifica o investimento.

Têm planos para expandir este formato quer em Portugal quer nos nove países onde têm operações?

Para já, não está em agenda.

Investiram quatro milhões de euros para inaugurar o novo retail park, excluindo a aquisição do espaço. Onde foi aplicado o dinheiro concretamente?

O valor de investimento de quatro milhões de euros foi essencialmente direcionado para a remodelação do local, aplicando o mesmo posicionamento do restante portefólio da VIA, sendo este também um reflexo da forma de nos apresentarmos. Com este investimento, e sem contabilizarmos os valores de aquisição, elevamos o investimento total no mercado português para 37 milhões de euros, onde incluímos as obras de remodelação do Freeport Lisboa e do Vila do Conde Porto Fashion Outlets.

O espaço comercial onde instalaram o retail park é próprio ou arrendado?

Trata-se de um espaço próprio. O Vila do Conde Retail Park é um investimento da VIA Outlets em Portugal.

De que forma a oferta dos dois espaços se complementa?

São posicionamentos diferentes e, enquanto temos um formato outlet no Vila do Conde Porto Fashion Outlet, no retail park temos um formato full price e com uma oferta diferente, nomeadamente assente em lojas de grande formato, com uma grande diversidade de artigos e com serviços de conveniência, como por exemplo um supermercado Continente Bom dia, a Midas e também em breve um centro de padel.

O nosso investimento neste espaço abre ainda porta a novos investimentos no País por parte das marcas, como o caso da marca o Gato Preto, que abriu no retail park a sua maior loja no País, reforçando o seu novo posicionamento, mais lifestyle, e que pretende inspirar as pessoas a viverem a sua casa com mais intensidade e de forma mais sustentável.

O retail park é atualmente constituído por lojas das insígnias Continente, Rádio Popular, Ornimundo, Loja do Gato Preto, Midas e Hôma? O retail park já tem 100% de ocupação?

Sim, com a oferta que temos atualmente, o retail park tem 100% de ocupação, contando com marcas como Continente Bom Dia, Radio Popular, Ornimundo, Gato Preto, Hôma e Midas, que são as principais marcas presentes no espaço comercial, às quais se juntará em janeiro um centro de padel.

Com este investimento preveem criar 130 postos de trabalho. Até quando? No total, quantas pessoas emprega a VIA Outlets?

O investimento da VIA está direcionado aos nossos parceiros, que têm agora mais um espaço para estarem presentes e crescerem em termos de oferta e até do seu próprio investimento. Assim, o investimento da VIA Outlets no Vila do Conde Retail Park permitiu que os nossos parceiros criassem os novos postos de trabalho.

Em Portugal, a VIA Outlets é proprietária do Freeport Lisboa Fashion Outlet, do Vila do Conde Porto Fashion Outlet e do recém-inaugurado retail park. No conjunto trabalham perto de 3.000 pessoas.

Qual a faturação esperada para o primeiro ano de funcionamento do retail park?

A política de comunicação da VIA Outlets não nos permite dar este tipo de informações.

Está nos vossos planos continuar a investir no lançamento de formatos comerciais físicos em Portugal?

Estamos sempre atentos ao mercado e à procura de novas oportunidades, embora nesta fase não tenhamos nenhum plano em desenvolvimento.

Qual a faturação da Via Outlets em 2019 (antes da pandemia) e qual a variação esperada este ano?

Apesar das restrições que assistimos neste ano, nomeadamente com o encerramento dos centros durante três meses, os resultados desde a reabertura têm sido bastante positivos, sobretudo pela compra média (menos pessoas, mas mais compras), o que nos deixa confiantes para o futuro.

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