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Nuno Serradas Duarte, CEO 360hyper: “O nosso grande objetivo é chegar aos 30 milhões de euros em 2026”

Por a 20 de Dezembro de 2021 as 17:37

360hyper - Nuno Serradas Duarte (CEO)O marketplace que reúne as principais insígnias de retalho alimentar na mesma plataforma assinala em abril de 2022 dois anos de atividade. Em entrevista ao Hipersuper, Nuno Serradas Duarte, CEO da 360hyper, explica que o modelo de negócio assenta em “fortes parcerias com os retalhistas tradicionais” e exclui a aposta em armazéns dark store

A 360hyper nasceu em abril de 2020. Que balanço faz do negócio até hoje?

Sim, nasceu logo quando se deu o primeiro confinamento. O negócio tem crescido bastante, quer no volume devendas, quer também – e esse era um dos nossos principais focos – no número de lojas. Hoje, já entregamos de 47 lojas espalhadas pelo País. Acreditamos que muito em breve teremos uma solução para entregar no País todo.

Que investimento fizeram para iniciar a operação em Portugal?

O nosso modelo de negócio assenta muito na força dos nossos parceiros, quer seja ao nível dos retalhistas, quer seja nos shoppers. Desta forma, não precisamos de muitos recursos diretos, nem de investimento em stocks ou real estate. O nosso principal foco foi assegurar que, num curto espaço de tempo, tínhamos um site no ar com uma operação escalável. Esses foram os nossos maiores investimentos no primeiro ano.

Encaixaram 750 mil euros numa recente ronda de investimento. Quais as características desta ronda de investimento?

Esta ronda foi liderada por duas Venture Capital’s – a Indico, que já fazia parte da nossa estrutura acionista, e a Lince Capital, que entrou agora.

Onde vão investir o dinheiro?

Vamos dar início à segunda fase do projeto. Desde início, sabíamos que havia uma primeira fase que iria ter grande investimento no produto (site, app, modelo da operação, novas features, entre outros). Para esta fase, ambicionamos fazer crescer o negócio, principalmente como crescimento das lojas, assim como com um maior investimento em marketing – naturalmente sem esquecer que somos uma tecnológica, pelo que teremos um forte crescimento da equipa de inovação, assim como de development.

Qual o vosso modelo de negócio?

O nosso modelo de negócio é assente na criação de fortes parcerias com os retalhistas tradicionais. Estamos a desenvolver ferramentas tecnológicas que nos permitem ser altamente eficientes na nossa operação, que consiste em comprar e vender artigos de retalho alimentar dos nossos parceiros.

Toda a operação é depois feita por shoppers (que recolhem e entregam as compras ao cliente) que são sub-contratados a empresas de logística com quem estabelecemos parcerias.

Qual a faturação em 2020? Qual a variação esperada em2022?

Nos primeiros 12 meses, faturámos 1,5 milhões de euros e esperamos que nos primeiros 24 meses consigamos chegar aos 4,5 milhões de euros. O nosso grande objetivo é chegar aos 30 milhões de euros em 2026.

Que principais desafios enfrenta a 360hyper para fazer crescer o negócio?

A grande concorrência que este mercado tem. Estamos a falar de um dos maiores mercados e, por conseguinte, existem inúmeras empresas a querer entrar neste ramo que assumem, pelo tipo de produto que é (de primeira necessidade), margens absolutamente esmagadas. Para termos sucesso, temos de ser muito eficientes em tudo o que fazemos.

Quantas pessoas trabalham na 360hyper?

Gostamos muito de nos concentrarmos no nosso core business. Assim, temos quase apenas pessoas de Tecnologias de Informação (TI) no nosso quadro, sendo que todos os shoppers e restante operação que faz o negócio “rolar” estão contratados em serviços de outsourcing. Desta forma, hoje somos 11 colaboradores diretos.

Pretendem triplicar a equipa até ao final do ano. Quais as competências que procuram?

Maioritariamente em recursos de TI. Contudo, e pelo crescimento que ambicionamos, teremos também contratação para as áreas comercial, de marketing e de produto.

Por que é que dizem que a vossa solução pretende revolucionar o mercado de e-groceries? Como se diferenciam?

Existem vários fatores que nos diferenciam face à nossa concorrência. Aquele que se destaca é a possibilidade de poder fazer uma compra em várias lojas e receber tudo na mesma entrega. Para isso, estamos em fase de testes de prova de conceito na zona de Alvalade, em Lisboa. Por outro lado, a grande maioria dos nossos concorrentes está muito focada em ter entregas muito rápidas (dez minutos), mas esse não é o nosso único foco. Nós preocupamo-nos mais com a largura de catálogo que oferecemos aos nossos clientes. Hoje, já podem encontrar mais de 25 mil produtos no 360hyper.Temos produtos diferenciadores e não deixamos de trabalhar o instant delivery (entregamos em 20 minutos) assim como o fast delivery (para compras planeadas, entregamos a partir de quatro horas).

Por fim, mas não menos importante, temos uma operação altamente eficiente. Desenvolvemos sistemas que nos permitem ser mais céleres, quer na recolha dos produtos quer na entrega. Com isso, tivemos poupanças muito significativas, o que distingue o nosso profit&loss da concorrência.

Quais são os vossos serviços de entrega?

Nós somos o único player que trabalha no q-commerce e no e-commerce. Dependendo da necessidade do cliente, podemos entregar a partir de 20 minutos. Naturalmente, essas entregas estão limitadas a um reduzido raio da loja e um determinado peso e quantidade. Contudo, pode optar pela compra planeada, o que lhe permite comprar de cadeias com produtos altamente exclusivos e entregamos em menos de quatro horas.

A vossa operação conta com armazéns dark store?

Não. Não faz parte do nosso objetivo, nem do modelo de negócio, ter dark stores. Estamos neste mercado para fortalecer a marca dos nossos parceiros. Olhamos para os retalhistas como nossos parceiros de negócio e queremos que sejam eles os futuros principais fornecedores dos nossos clientes.

Apenas muda a forma como chegam aos clientes. Não temos como ambição criar dark stores para ter mais margem e ir comprar diretamente aos fornecedores; para isso, já existem inúmeros players. Nós compramos às marcas que toda a gente já conhece e entregamos da forma que lhe formais conveniente. Em breve, iremos apresentar novidades relativamente às formas de poder recolher as suas compras.

Quantas lojas já têm disponíveis na plataforma? Qual o objetivo para 2022?

Na plataforma já podem comprar de nove insígnias (em 47 lojas), todas elas de retalho alimentar. Até ao final de 2022, iremos trabalhar com mais de 20 insígnias apenas em Portugal.

Qual a oferta de produto e o posicionamento em preço?

Mais do que o produto e o posicionamento do preço, o 360hyper é o marketplace onde os consumidores podem encontrar os produtos que melhor conhecem, aos preços que conhecem (seja lá qual for o seu posicionamento).

Nós, ao dia de hoje, já trabalhamos com diferentes insígnias e cada uma delas opera dentro do seu target de cliente. Somos a opção de poder encontrar todas elas no mesmo local e onde, na sua maioria, tem o preço igual ao da loja.

Qual a vossa área geográfica de atuação? Vão expandir para novas localizações? Quais?

Para já, vamos consolidar Portugal. Já entregamos na Grande Lisboa, Grande Porto, e na maior parte das capitais de distrito em Portugal, e muito em breve iremos povoar com mais intensidade o interior do país.

Seremos a solução tecnológica para os retalhistas e transportadores conseguirem entregar em qualquer zona do país. No futuro próximo temos a ambição de internacionalizar e já temos estabelecido contactos nesse sentido.

*Entrevista originalmente publicada na edição 397 do Hipersuper

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