Homepage Newsletter Produção

Fileira do enoturismo vai reunir em Valladolid. 50 empresas portuguesas marcam presença no certame para profissionais

Por a 31 de Maio de 2021 as 13:58

 

FineA fileira do enoturismo vai rumar a Valladolid, Espanha, nos dias 9 e 10 de junho para participar na FINE2021, Feira Internacional de Enoturismo. Paulo Amorim, fundador, CEO e detentor da Wine Vision, é embaixador do certame que conta já com a presença de cerca de 100 empresas ligadas à produção de vinho, roteiros e hotéis de enoturismo.

Na edição deste ano, a feira exclusiva para profissionais vai receber cerca de 75 compradores especializados no segmento de enoturismo, de 17 países da Europa, Ásia, Oceânia e América.

“O enoturismo posiciona-se como uma vertente importante da atividade da indústria do vinho e contribui para criar valor através de três pilares complementares: a afirmação de uma oferta turística diferenciada, o reforço da geração de valor no setor da vinha e do vinho e o fortalecimento de um motor de desenvolvimento económico e de ordenamento do território. Visa estimular as exportações de vinho português, contribuindo para o aumento da competitividade das empresas nacionais no mercado global”, comenta Paulo Amorim, citado em comunicado de imprensa.

Participação portuguesa

Um total de 50 empresas e instituições portuguesas já confirmaram a sua participação no certame. “A embaixada de empresas e instituições portuguesas será ainda maior do que a do ano passado, apesar do impacto da pandemia, numa demonstração de resiliência que merece, a todos os títulos, ser acarinhada”, afirma o embaixador do certame.

Rota dos Vinhos do Dão, Vinhos de Lisboa, Rota dos Vinhos da Beira Interior, Rota dos Vinhos do Tejo, Rota da Bairrada, CVR’s (Dão, Lisboa, Tejo, Bairrada, Beira Interior, Trás-os-Montes, Távora-Varosa), CVRVV (Vinhos Verdes), IVDP, Viniportugal, Quinta da Pacheca / Terras e Terroir, Adega Cooperativa da Lourinhã, Adega Mãe, Aveleda, Quinta de Chocapalha, Churchill’s, Ervideira, Fernão Pó Winery e Quinta do Monte d’Oiro, entre outras, já marcaram presença na FINE #WineTourismExpo.

Além de empresas e organizações portuguesas, vão participar na feira adegas especializadas, territórios e alojamentos em Espanha e Itália.

Empresas de vinho: as estrelas do evento

Na área de exposições da FINE, as empresas de vinho, as estrelas do evento, serão acompanhadas por organizações regionais de promotores, promovendo contatos com compradores internacionais e profissionais de turismo, previamente inscritos. A feira tem duas áreas dedicadas ao networking: B2B FINE (para partilha de conhecimento) e Wine Bar (para contatos espontâneos e informais).

A feira conta ainda com o B2B FINE Meeting, um espaço exclusivo para expositores do setor ‘wineries’, no qual compradores nacionais e internacionais organizam as suas reuniões de negócios. O espaço terá ainda uma área de restauração gourmet exclusiva, para encontros de forma mais descontraída e informal. “O cronograma de trabalho começará com pelo menos 2.000 reuniões”, conta Paulo Amorim.

A FINE inclui ainda no programa conferências, mesas redondas e workshops, nos quais especialistas de diferentes áreas irão explicar como aplicar soluções ao enoturismo para melhorar o seu desenvolvimento, desde a análise de dados ao conhecimento do mercado ou criatividade, para gerar novas experiências e acrescentar valor aos negócios.

Para entrar no certame, é obrigatório efetuar um teste de antígeno, que será gratuito para todos os participantes. O pavilhão com 9.000 metros quadrados de área de exposição terá uma renovação total do ar a cada 30 minutos para garantir a segurança dos participantes.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *