Homepage Newsletter Produção

Exportações de vinhos portugueses crescem 13% no primeiro trimestre

Por a 12 de Maio de 2021 as 16:13

vinhoAs exportações de vinhos portugueses cresceram 13% no primeiro trimestre de 2021, em comparação com o período homólogo de 2020, segundo dados divulgados esta quarta-feira pela ViniPortugal, com base nos valores revelados no início de maio pelo Instituto Nacional de Estatística.

“Estamos bastante satisfeitos por sentir que o mercado voltou novamente a mexer. Este grande crescimento que se sentiu neste primeiro trimestre permite-nos avizinhar um ano de 2021 favorável, não só para a abertura de novos mercados, como para o crescimento progressivo das exportações para os nossos principais mercados”, afirma Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, citado em comunicado de imprensa.

Segundo os dados da associação interprofissional para a promoção da marca Vinhos de Portugal, as exportações aumentaram quase 39% no mercado brasileiro, 21% no mercado alemão e 16% no mercado belga entre janeiro e março deste ano, em termos homólogos.

Foi na Finlândia que as exportações portuguesas registaram o maior crescimento percentual, aumentando 42% para 3,38 milhões de euros, seguida da Polónia, destino onde as exportações aumentaram 37,74% para 7,15 milhões de euros, e da Noruega, com um crescimento de 32% para 3,32 milhões de euros.

Em sentido contrário, os mercados angolano e japonês registaram decréscimos de, respetivamente, 31% e 13%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *