Destaque Destaque Homepage Homepage Logística Newsletter

E-commerce B2B poderá atingir valor global de 17,8 biliões de euros até 2027

Por a 12 de Abril de 2021 as 16:53

entrepreneur-1103717_640O mercado de e-commerce B2B poderá atingir 17,8 biliões de euros até 2027, representando um crescimento de 70% face ao valor registado em 2019, de 10,4 biliões de euros, segundo um estudo da DHL.

Depois da forte aceleração do e-commerce B2C nos últimos anos, prevê-se agora um boom nas transações entre empresas. Neste âmbito, a companhia alemã prevê que 80% do total das vendas entre fornecedores e consumidores empresariais seja feita através do canal digital até 2025.

“Estas tendências têm resultado num número cada vez maior de consumidores a realizar as suas compras de forma online. A pandemia acelerou este desenvolvimento como nunca, com um aumento acentuado das empresas a venderem os seus produtos no mercado digital. Assim, o e-commerce e a logística global forneceram a chave para desbloquear as paralisações locais, manter as economias em funcionamento e mitigar o impacto da Covid-19 para muitos dos nossos clientes”, realça John Pearson, CEO da DHL Express, citado em comunicado.

Se a pandemia e a geração millennial fizeram crescer exponencialmente as vendas de e-ecommerce B2C, um forte crescimento também se fez sentir entre fornecedores e consumidores empresariais. Ainda no período antes da pandemia, as vendas globais de e-commerce B2B cresceram 18,2% em 2019, para 10,4 biliões de euros, ultrapassando o valor global do mercado online B2C.

Lembrando que o mundo enfrenta a pandemia há mais de um ano, Michiel Greeven, executive vice president global sales na DHL Express, diz ter-se tratado de “um ano que representou toda uma década de evolução digital em apenas poucos meses, com as compras online e o transporte internacional a serem o novo normal”.

“Este cenário aconteceu não só para os retalhistas B2C, mas também em termos de e-commerce B2B, à medida que as empresas começaram a reconhecer que as plataformas de venda online são cruciais para o seu sucesso empresarial, hoje e no futuro. Por conseguinte, também haverá uma necessidade acrescida de envios Express internacionais e a DHL Express está bem posicionada para apoiar todas as empresas B2B na sua caminhada”, acrescenta o responsável.

Os millennials, porém, não contribuíram apenas para o crescimento do e-commerce B2C. Além da globalização e das tendências ligadas à digitalização, aquela geração também teve efeitos no crescimento do comércio digital B2B. Segundo a DHL, os millennials representam 73% de todas as compras profissionais B2B.

“Se as empresas B2B querem aproveitar ao máximo as novas oportunidades transfronteiriças e de e-commerce têm de começar a adaptar-se aos novos hábitos de compra. Especialmente com a próxima geração de millennials enquanto futura decisora do setor B2B, que está a impulsionar ainda mais a digitalização do setor. As experiências dos clientes B2B têm de estar alinhadas com as experiências digitais do B2C”, refere, por fim, Leendert van Delft, vice president global sales programs and global e-commerce da companhia.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *