Destaque Destaque Homepage Homepage Logística Newsletter

Henkel investe €22 milhões para inaugurar novo centro logístico para a Península Ibérica

Por a 19 de Novembro de 2020 as 11:03

Novo armazém automatizado_robóticaA Henkel inaugurou um armazém automatizado, digital e robotizado nas instalações que detém em Montornés del Vallés, em Barcelona. O novo centro logístico passa a concentrar todas operações logísticas para a unidade de negócio “laundry & home care” – responsável por marcas como Persil, Vernel e Sonasol – na Península Ibérica.

Com a expansão das instalações de Barcelona, a multinacional de origem alemã reúne massa crítica para “aumentar a produção” e “melhorar os prazos de entrega” das suas marcas em Portugal e Espanha. O aumento da produção já havia triplicado com a implementação de uma nova linha de embalagens nesta localização, feita em 2018, conta a empresa do setor de grande consumo.

Novo armazém automatizado_instalaçõesO armazém, que começou a ser construído no ano passado, ocupa 24 mil metros quadrados e tem capacidade para acolher 500 produtos diferentes. Está organizado em três áreas, cada uma com uma tarefa logística específica, com o objetivo de melhorar os níveis de “desempenho, flexibilidade e versatilidade”.

“A primeira área é totalmente automatizada com capacidade para 21.000 paletes e a segunda é uma área convencional com capacidade para armazenar 14.000 paletes, o que permitirá gerir mais de um milhão de paletes por ano de forma eficiente e monitorizada. A terceira zona, destinada a tarefas de ‘picking’ e ‘co-packing’, satisfaz a necessidade de disponibilizar soluções cada vez mais personalizadas e tem capacidade para movimentar mais de sete milhões de unidades de produto por ano”, descreve a empresa.

A chave deste projeto é a digitalização da operação, “através de um software de gestão inovador” que permitirá “reduzir o consumo de energia ao diminuir ineficiências, enquanto aumenta a capacidade de armazenamento e a segurança dos equipamentos através do novo sistema de transporte para lançadores automáticos. Também a carga e a descarga de paletes dos camiões serão feitas automaticamente”, termina.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *