Destaque Homepage Homepage Newsletter Ponto de Venda

Maioria das empresas escolhe inovação para responder à pandemia. Retalho privilegia redução de custos

Por a 18 de Novembro de 2020 as 11:25

retalhoA Altran, empresa do grupo Capgemini, ouviu 250 líderes de empresas em Portugal, sobretudo de grande dimensão, de mais de 10 setores de atividade, sobre as suas principais prioridades para 2021. A grande maioria respondeu inovação.

“Face às prioridades 2021, para surpresa de muitos, a inovação foi a opção mais escolhida por parte dos 250 líderes entrevistados, em detrimento, por exemplo, da redução de custos. Isto leva-nos a concluir que, ao contrário da anterior crise, os principais líderes organizacionais em Portugal encaram a inovação como uma das formas de ultrapassar esta crise”, comenta Bruno Casadinho, executive board member da Altran Portugal.

A aposta prioritária em inovação não é, no entanto, transversal a todos os setores de atividade. Os negócios mais afetados pela crise acabam por privilegiar a redução de custos. “Os setores mais impactados pela pandemia, como o retalho, o turismo ou os transportes, incluindo as transportadoras aéreas, referem que a sua prioridade para 2021 será a redução de custos e a eficiência. O que não é uma surpresa, até porque a resposta a estes desafios está longe de ser lógica e trivial”, acrescenta.

Os resultados globais do estudo “2021: Business Priorities” indicam que 47% das empresas identificam a aposta na inovação como a sua principal prioridade para o próximo ano. Enquanto a otimização de custos está no topo da lista para 31% das empresas e o aumento das receitas é a principal prioridade para 22%. “Esta aparente disparidade de escolhas prende-se com o facto de o contexto desta crise ser muito diferente do que aconteceu na altura do resgate internacional a Portugal, onde a maioria das organizações se centrou na redução de custos e eficiência”, remata Casadinho.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *