Maioria das empresas escolhe inovação para responder à pandemia. Retalho privilegia redução de custos
A Altran, empresa do grupo Capgemini, ouviu 250 líderes de empresas em Portugal, sobretudo de grande dimensão, de mais de 10 setores de atividade, sobre as suas principais prioridades para 2021. A grande maioria respondeu inovação.
“Face às prioridades 2021, para surpresa de muitos, a inovação foi a opção mais escolhida por parte dos 250 líderes entrevistados, em detrimento, por exemplo, da redução de custos. Isto leva-nos a concluir que, ao contrário da anterior crise, os principais líderes organizacionais em Portugal encaram a inovação como uma das formas de ultrapassar esta crise”, comenta Bruno Casadinho, executive board member da Altran Portugal.
A aposta prioritária em inovação não é, no entanto, transversal a todos os setores de atividade. Os negócios mais afetados pela crise acabam por privilegiar a redução de custos. “Os setores mais impactados pela pandemia, como o retalho, o turismo ou os transportes, incluindo as transportadoras aéreas, referem que a sua prioridade para 2021 será a redução de custos e a eficiência. O que não é uma surpresa, até porque a resposta a estes desafios está longe de ser lógica e trivial”, acrescenta.
Os resultados globais do estudo “2021: Business Priorities” indicam que 47% das empresas identificam a aposta na inovação como a sua principal prioridade para o próximo ano. Enquanto a otimização de custos está no topo da lista para 31% das empresas e o aumento das receitas é a principal prioridade para 22%. “Esta aparente disparidade de escolhas prende-se com o facto de o contexto desta crise ser muito diferente do que aconteceu na altura do resgate internacional a Portugal, onde a maioria das organizações se centrou na redução de custos e eficiência”, remata Casadinho.