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Kantar prevê crescimento do comércio online depois do confinamento

Por a 26 de Maio de 2020 as 12:58

Super OnlineAs expetativas de que o comércio online suba após a fase do confinamento são muitas. E esta poderá ser uma das mais importantes viragens nos hábitos de compra dos consumidores a nível mundial.

É o que indica o Barómetro Global da Kantar, realizado em 50 mercados, que mostra que 32% dos agregados familiares consideram que as compras online aumentarão no futuro. Nesta quarta vaga do barómetro, que inclui Portugal e corresponde ao período entre 24 e 27 de abril, quase metade dos agregados familiares com filhos (45%) acredita que o e-commerce registará um crescimento.

E há mesmo websites que sairão reforçados no futuro, já que os consumidores admitem que continuarão a comprar em lojas online que visitaram durante a crise e que manterão a aquisição de produtos e serviços que concretizaram durante esse mesmo período.

“O comércio eletrónico e, principalmente, assegurar uma ótima experiência do cliente, precisam de se tornar um pilar para todas as marcas. Os operadores bem-sucedidos precisarão estar atentos aos concorrentes D2C emergentes e que foram mais ágeis e criativos durante o período de confinamento. Novas estratégias de agregação de valor precisarão ser desenvolvidas para responder à ansiedade económica que permanecerá por algum tempo. Os que se dedicam à estratégia de marca precisam de avaliar cuidadosamente as suas práticas de aquisição e de explorar as oportunidades criadas por um maior foco na origem dos produtos e matérias-primas”, assinala Rosie Hawkins, diretora de inovação da Kantar.

Os motivos que sustentaram o crescimento da compra online entroncam na preocupação com a eventual contração do vírus nas lojas físicas e no encerramento de estabelecimentos comerciais em muitos países. Ainda assim, a subida do número de compras no canal digital nem sempre significou satisfação com o serviço. Isto porque houve uma grande pressão sobre as cadeias de retalho alimentar. “Globalmente, 25% dos compradores online considerou a experiência menos satisfatória que numa loja física”, refere o documento.

Por outro lado, os consumidores estão mais sensibilizados para a compra de produtos locais. Em muitos países, mais de metade dos consumidores são favoráveis à compra de produtos e serviços produzidos no País. Neste âmbito, os dados da Kantar indicam que há mais pessoas a dar atenção à origem dos produtos. Globalmente, 52% dos consumidores com crianças no agregado familiar prestam atenção à origem dos produtos.

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