Distribuição Homepage Newsletter

H&M retira proposta de distribuição de dividendos e avança com despedimentos temporários

Por a 24 de Março de 2020 as 13:41

H&MO conselho de administração da H&M decidiu esta segunda-feira retirar a sua proposta de distribuição de dividendos, assente em 9,75 coroas suecas (0,88 cêntimos) por ação, aproximadamente SEK 16 mil milhões no total (1,4 mil milhões de euros), anunciou Stefan Persson, presidente do conselho da H&M, em comunicado.

A multinacional sueca H&M está a propor à assembleia geral anual de 2020 que os dividendos não sejam pagos, num momento em que se encontram fechadas mais de metade das suas lojas, nos 74 mercados onde atua, incluindo Portugal, devido à atual situação provocada pelo surto Covid-19.

“Um total de 3.441 das 5.062 lojas do grupo estão fechadas, o que, juntamente com a procura reduzida nos mercados que ainda estão abertas, teve um impacto negativo significativo nas vendas em março, até ao momento”, lê-se na nota aos investidores. 

A gigante do retalho de moda está a rever toda a sua operação “mercado a mercado”, explica. “Estão a ser tomadas várias medidas em relação a compras, investimentos, alugueres e colaboradores, entre outras áreas”. 

Quanto à força de trabalho, foi iniciado “em vários mercados” um “diálogo sobre despedimentos temporários” que, garante a empresa, “será seguido por mais despedimentos temporários em outros mercados afetados pela situação”.

A empresa estima que os despedimentos envolvam “dezenas de milhares de funcionários em todas as áreas da empresa”.

Segundo a Reuters, as ações da retalhista já caíram 40% desde o início do ano.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *