Homepage Newsletter Ponto de Venda

Associação Portuguesa de Centros Comerciais diz estar preparada para cumprir instruções do Governo

Por a 16 de Março de 2020 as 9:56

Almada ForumA Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) anunciou no domingo à noite que os associados estão preparados para cumprir as regras de restrição impostas no mesmo dia pelo governo.

“A APCC informa que os seus associados estão preparados para cumprir, já a partir desta segunda-feira, as novas regras, que estabelecem um limite máximo de ocupação de quatro pessoas por cada 100 metros quadrados de área destinada ao público”, refere a entidade em comunicado.

“Sendo a saúde pública uma das principais preocupações dos operadores económicos associados da APCC, estes têm acompanhado com preocupação os desenvolvimentos desde surto epidemiológico e compreendem a apreensão dos diversos lojistas e seus colaboradores, bem como os pedidos manifestados para o encerramento dos centros”, informa a associação.

Na última semana circulava na internet uma petição pública para encerramento dos centros comerciais. Neste âmbito, alguns centros anunciaram, ainda na última semana, que os seus lojistas poderiam operar em horários reduzidos.

O governo, através de uma portaria que entrou no domingo em vigor, determinou que os espaços de comércio a retalho e as grandes superfícies estão impedidas de ultrapassar uma ocupação “máxima indicativa de 0,04 pessoas por metro quadrado de área”.

A portarianão obriga ao encerramento. Vários lojistas protestaram no domingo a favor do encerramento dos centros comerciais, em vários centros do País. Vídeos que circulam na internet mostram trabalhadores a exibir faixas com frases como “nós não queremos estar aqui”, por exemplo, numa onda de descontentamento visível em espaços como o Braga Parque, ou os centros Vasco da Gama e Colombo, em Lisboa.

“Significa esta disposição que, no limite, um centro comercial, conjunto comercial, ou uma loja, comércio a retalho, não deverão ter uma ocupação simultânea superior a 4 pessoas por cada 100 metros quadrados, excluindo os trabalhadores e prestadores de serviços”, refere um comunicado do Ministério de Estado, da Economia e da Transição Digital.

A título de exemplo, o Centro Comercial Colombo, que tem uma superfície com 114.131 metros quadrados, só permitirá 4.565 pessoas no seu interior. “O rácio fixado permite uma circulação nestes estabelecimentos que salvaguarda as recomendações de distanciamento social vigentes, sem prejuízo de os operadores económicos estabelecerem valores mais restritivos”, indica ainda a portaria.

Com AM

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *