Distribuição Homepage Newsletter

Mercadona adere ao Pacto Português para os Plásticos

Por a 2 de Março de 2020 as 16:29

Saco de papel MercadonaA Mercadona aderiu ao Pacto Português para os Plásticos, juntando-se às mais de 50 empresas e entidades que assinaram inicialmente o pacto no início de fevereiro. 

A iniciativa criada pela Smart Waste Portugal, plataforma de investigação para a economia circular que conta com mais de 100 associados, entre eles a Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), estabelece um conjunto de metas a cumprir até 2025, visando a redução dos resíduos de plástico.

A Mercadona, especificamente, compromete-se neste horizonte temporal a definir, já durante este ano, uma lista de plásticos de uso único considerados problemáticos ou desnecessários, assim como medidas para a sua eliminação; garantir que todas as embalagens de plástico são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis; garantir que 70% ou mais, das embalagens plásticas são efetivamente recicladas, aumentando a recolha e a reciclagem; incorporar, em média, 30% de plástico reciclado nas novas embalagens de plástico; e promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores para a utilização circular dos plásticos.

Em abril 2019, a Mercadona concluiu a substituição total de sacos de plástico por outros de papel e com entre 50% a 70% de plástico reciclado. “Para o seu fabrico, a empresa aproveita anualmente mais de 3.000 toneladas de plástico proveniente das embalagens depositadas e recuperadas das suas lojas”, destaca a retalhista em comunicado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *