Distribuição Homepage Newsletter Produção

Empresas produtoras e da distribuição assinam Pacto Português para os Plásticos

Por a 4 de Fevereiro de 2020 as 17:18

Crédito: Verallia

A Sonae, a Jerónimo Martins, o Lidl, a Nestlé, a Coca-Cola e a Delta Cafés estão entre as cerca de 50 empresas e outras organizações que assinaram esta terça-feira o Pacto Português para os Plásticos, um compromisso criado pela Smart Waste Portugal, plataforma de investigação e desenvolvimento para a economia circular que conta com mais de 100 associados, entre eles a Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED).

São cinco as metas visadas neste pacto, que conta com o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática e da rede de Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur (a qual engloba outros países, como Reino Unido, Chile e França).

Entre os objetivos está a intenção de atingir 100% de plástico reciclável nas embalagens até 2025, a incorporação de 30% de plástico reciclado na produção de novo plástico, diminuindo assim a utilização de matéria-prima virgem, e de chegar aos 70% das embalagens usadas feitas com plástico reciclado, entre outros.

Os últimos dados apurados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), referentes ao ano de 2017, apontam que 35% das embalagens de plástico foram encaminhadas para reciclagem e, dessas, 12% são recicladas, indicou esta manhã Aires Pereira, presidente da direção do Smart Waste Portugal, em entrevista à Sic Notícias. O responsável explica que, entre as signatárias, estão empresas que operam em toda a cadeia de valor, desde a produção à distribuição, passando pela gestão de resíduos.

Além das supracitadas, entre as signatárias deste pacto estão também a Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA), a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), a sociedade Eletrão, as universidades Nova de Lisboa, de Coimbra e de Trás-os-Montes e Alto Douro, assim como as autarquias das câmaras de Lisboa e de Póvoa de Varzim – da qual Aires Pereira é também presidente (pelo PSD), explica a Lusa -, entre outras.

A criação deste pacto tinha sido já anunciada em setembro passado, num evento organizado pela associação Smart Waste Portugal, em Serralves, no Porto. Na ocasião, foi revelado que, entre as medidas assumidas neste compromisso, estão também a criação de um guia de boas práticas e de uma plataforma online para gestão de desperdícios, a desenvolver durante este ano.

Também para este ano, o pacto prevê a elaboração de uma lista de todos plásticos de uso único desnecessários e de um plano para a sua eliminação, apostando no desenho que favoreça a reutilização e novos modos de entrega dos produtos, segundo apurou a Lusa.

Os membros do Pacto Português para os Plásticos assumem assim um trabalho em direção à visão global da Nova Economia dos Plásticos, da Fundação Ellen MacArthur, que se caracteriza por “incentivar uma economia circular para os plásticos, na qual estes nunca se convertem em resíduos”, lê-se na página da Smart Waste Portugal.

Em comunicado, a Nestlé, enquanto membro do grupo que ronda a meia centena de empresas e organizações que inicialmente se comprometem com o pacto, apresenta já um conjunto de medidas para ajudar a cumprir os objetivos propostos. No início deste ano, a multinacional anunciou um investimento de dois mil milhões de francos suíços para passar da utilização de plásticos virgens para plásticos reciclados de qualidade alimentar (food grade) e acelerar o desenvolvimento de soluções de embalagens sustentáveis, apoiando empresas startup com projetos nesta área.

Ainda em 2019, inaugurou em setembro o Nestlé Institute of Packaging Sciences, o “primeiro centro de pesquisa na indústria alimentar dedicado ao estudo das embalagens”, localizado em Lausanne, na Suíça.

“Estamos totalmente envolvidos com os nossos centros de pesquisa, com as nossas fábricas e com todos os nossos esforços em Portugal para desenvolver sistemas e processos para reduzir as nossas embalagens, para tornar todos os materiais reutilizáveis ou recicláveis aplicando o princípio sustainable by design”, declara Paolo Fagnoni, diretor-geral da Nestlé Portugal.

O Pacto Português para os Plásticos conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República. A apresentação deste compromisso aconteceu no Auditório EDP, em Lisboa, na presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, José Pedro Matos Fernandes, do Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, e de Nolwenn Foray, representante da Ellen MacArthur Foundation.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *