Data Center Homepage Newsletter

INE confirma subida de 2% do PIB em 2019

Por a 14 de Fevereiro de 2020 as 12:41

ClubeProdutoresO INE confirmou esta sexta-feira a subida de 2% do PIB português em 2019, prevista pela Comissão Europeia. O Governo português apontava para uma subida de 1,9%.

A variação do PIB representa uma desaceleração de 0,4 pontos percentuais relativamente à variação homóloga registada em 2018.

A evolução resultou de um contributo “menos intenso da procura interna, refletindo o abrandamento do consumo privado”, lê-se no relatório no INE. Verifica-se também uma desaceleração das exportações e das importações de bens e serviços.

No quarto trimestre do ano, o PIB português aumentou 2,2% em volume (mais 0,3 pontos percentuais que no trimestre anterior). “O contributo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB foi positivo no quarto trimestre, após ter sido negativo nos trimestres anteriores, observando-se uma aceleração das exportações de bens e serviços e uma desaceleração das importações de bens e serviços”.

O INE destaca ainda uma desaceleração do consumo privado e da formação bruta de capital fixo nos três últimos meses do ano.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *