Data Center Homepage Newsletter

PIB português cresce 2% em 2019 segundo Comissão Europeia

Por a 13 de Fevereiro de 2020 as 14:15

europaA economia portuguesa cresceu 2% no ano transato, de acordo com as estimativas da Comissão Europeia apresentadas esta quinta-feira. A previsão fica uma décima acima da do Governo de Portugal (1,9%).

No documento, citado pela agência Lusa, a comissão refere que o PIB de Portugal cresceu 1,9%, em termos homólogos, quer no terceiro quer no segundo trimestres do ano passado. No primeiro trimestre o aumento foi de 2,1%.

Bruxelas destaca que os setores da agricultura e dos serviços apoiaram o crescimento da economia, “enquanto a indústria contraiu 0,9%” até setembro.

Nos primeiros nove meses do ano, as importações “continuaram a crescer mais rápido do que as exportações”. O que resultou em uma “contribuição líquida mais negativa para o crescimento”.

Ainda assim, o executivo europeu observa que, no terceiro trimestre, as exportações “recuperaram ligeiramente”, contribuindo com uma maior percentagem para o PIB.

A procura doméstica contribuiu com um aumento de cerca de 3%, “refletindo um crescimento firme do consumo privado e uma recuperação pronunciada do investimento no início do ano”, que depois abrandou, salienta.

O indicador de sentimento económico “mostra uma pequena melhoria na atividade no último trimestre” analisado.

Nos próximos anos, Bruxelas prevê que “a procura doméstica permaneça como o principal fator” do crescimento.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *