Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Nestlé aumenta lucros em 4,8% em 2019

Por a 13 de Fevereiro de 2020 as 11:07

NestleO lucro operacional da Nestlé aumentou 4,8% para os 16,3 mil milhões de francos (15,3 mil milhões de euros) em 2019, de acordo com o relatório de contas divulgado esta quinta-feira. Em termos líquidos, o lucro atribuível a acionistas fixou-se em 12,6 mil milhões de francos (10,1 mil milhões de francos em 2018).

O grupo regista um crescimento orgânico de 3,5% em 2019. O impacto negativo das aquisições e das taxas de câmbio reduziram a variação para os 1,2%, com as receitas da companhia a fixarem-se em 92,6 mil milhões de francos suíços (cerca de 87 mil milhões de euros).

Todas as categorias de produto registam um crescimento orgânico positivo, embora o maior contributo para o aumento das receitas decorreu da unidade Purina Pet Care e respetivas marcas premium Purina Pro Plan e Purina ONE, destaca a multinacional suíça.

No segmento de café, o grupo lançou a gama de produtos Starbucks para consumo no lar em mais de 40 países. As vendas destes produtos incrementaram em mais de 300 milhões de francos (cerca de 282 milhões de euros). A gama resulta do acordo para obter os direitos de comercialização da marca Starbucks, firmado em 2018.

As vendas de produtos vegetarianos e de origem vegetal cresceram a dois dígitos, alcançando um total de quase 200 milhões de francos, salienta ainda o grupo. 

Em termos de desinvestimentos, no último ano destaca-se a alienação do negócio de Skin Health, que foi vendido por 9,37 mil milhões de euros a um consórcio liderado pelo fundo de investimento EQT e por uma subsidiária da Abu Dhabi Investment Authority.

“Em 2019, fizemos significativos progressos na transformação do nosso portefólio. (…) Vamos responder às rápidas mudanças na indústria e rápidas evoluções das preferências do consumidor para posicionar o nosso portefólio para um maior crescimento”, declara Mark Schneider, CEO da Nestlé.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *