Distribuição Homepage Newsletter

El Corte Inglés e Aldi são as cadeias que deixam os clientes mais satisfeitos

Por a 26 de Novembro de 2019 as 17:48

aldiEl Corte Inglés e Aldi são as cadeias de retalho alimentar que lideram o índice de satisfação global dos clientes portugueses, tal como ocorreu no ano passado, de acordo com um estudo da Deco Proteste. Numa escala de 1 a 10, o El Corte Inglés tem um índice de satisfação de 8,5, enquanto os supermercados da cadeia alemã de 8,2.

Entre alguns indicadores englobados no índice estão os preços, as condições de exposição dos produtos, a qualidade dos produtos e o conforto, num questionário dirigido a quase três mil portugueses. Enquanto que nos supermercados do El Corte Inglés, as condições de exposição dos produtos, a qualidade da carne e do peixe, assim como o conforto, reúnem a satisfação dos clientes, o preço é o fator determinante para a escolha da cadeia alemã Aldi.

A terceira posição é dividida pela Auchan e pela Coviran, cada uma com uma nota oito pontos. Seguem-se E.Leclerc, Lidl e Continente, com 7,9, 7,8 e 7,7 pontos, respetivamente.

No polo oposto estão as lojas do Minipreço e a do Continente da Madeira, por serem as que menos agradam os consumidores. As vertentes menos apreciadas nas lojas do Minipreço são a qualidade do peixe e as casas-de-banho. O tempo de espera é o aspeto mais negativo apontado ao Continente da Madeira.

Em todas as cadeias, os produtos mais procurados são os lácteos, sendo o Continente a insígnia de retalho alimentar mais visitada para a compra desta categoria. Já o Lidl é a que tem menos procura para o efeito.

Nas categorias de frutas e de legumes, o Meu Super é a cadeia na qual os portugueses mais compram estes produtos, estando no  polo oposto o E.Leclerc. No que diz respeito aos produtos de marcas próprias, o estudo da Deco Proteste indica que estes são “mais procurados em categorias e cadeias específicos”. Exemplos dados são os detergentes e os cosméticos, categorias que os clientes do Aldi e do Lidl preferem comprar produtos de marca própria.

Os consumidores portugueses gastam, em média, 58 euros por visita, com 54% a deslocarem-se aos super ou hipermercados uma ou duas vezes por semana. O estudo indica, por outro lado, que 53% dos portugueses visitam com frequência o mesmo supermercado. O número de consumidores que compra online é que é bastante reduzido, sendo 80% os que admitem que nunca fizeram compras neste canal.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *