Data Center Homepage Newsletter

Vendas de comércio a retalho em Portugal sobem 4,7% no terceiro trimestre

Por a 30 de Outubro de 2019 as 16:48

retalho_checkpointAs vendas do comércio a retalho subiram 3,8% em setembro, terminando o terceiro trimestre com uma evolução  de 4,7%, face ao período homólogo, de acordo com os dados do INE revelados esta quarta-feira.

A evolução mensal e trimestral representa uma desaceleração face a agosto, em que as vendas a retalho registaram uma subida de 4,9%, e face ao segundo trimestre, em que o volume de negócios subiu 5%.

O agrupamento de produtos não alimentares foi responsável pelo abrandamento das vendas em setembro, tendo desacelerado 2,3 pontos percentuais, para uma variação homóloga de 3,7%. Já os produtos alimentares passaram de um crescimento homólogo de 3,5% em agosto para 3,8% em setembro.

No acumulado dos trimestre, as vendas de produtos alimentares registam abrandamentos de 0,6 pontos percentuais, fixando-se em 4,2%. Já os produtos não alimentares desaceleraram 0,2 pontos percentuais para uma variação de 5%.

Por outro lado, o índice de produção industrial caiu 5,2% em setembro (-5,3% em agosto). A secção das indústrias transformadoras diminuiu 3,3% (-2,5% no mês anterior).

No total do terceiro trimestre, o índice de produção industrial diminuiu 4,1% face ao período homólogo do ano anterior.

Os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas, apresentaram taxas de variação homóloga de 2,6%, 3% e 2,9%, respetivamente, em setembro.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *