Mimosa é a marca de bens de grande consumo mais escolhida em Portugal
A Mimosa continua a ser a marca de bens de grande consumo a ser mais escolhida em Portugal. A insígnia foi retirada das prateleiras 34 milhões de vezes, tendo uma penetração de 86,4% nos lares portugueses, segundo o estudo Brand Footprint, da Kantar Worldpanel.
A Gresso e a Compal surgem na segunda e terceira posições, respetivamente. Enquanto a Gresso foi retirada 14 milhões de vezes dos lineares, a Compal foi retirada 12 milhões de vezes. A Nobre surge na quarta posição, com o mesmo valor da Compal.
“O ranking Brand Footprint da Kantar mostra claramente que as marcas que aumentam a sua base de compradores conseguem alcançar o crescimento. Num mercado de soma zero como o FMCG em Portugal, é crucial que as marcas continuem a diferenciar-se e a apostar em estratégias de conquista de novos consumidores, sendo este o driver fundamental para uma performance positiva” diz Marta Santos, manufacturers sector director da Kantar
A Gresso teve uma penetração de 62,5% nos lares portugueses, enquanto a Compal de 60,1%. Já a Nobre teve uma penetração de 64,2%.
A Delta surge na quinta posição, tendo sido retirada das prateleiras 11 milhões de vezes. Seguem-se Terra Nostra, Milaneza e Renova, com um valor de 10 milhões.
A fechar o top 10 encontram-se a Agros e a Colgate.
A marca que mais cresceu em CRP’s foi a Dan Up (50%), o que lhe permitiu subir 26 posições no ranking, estando agora na trigésima oitava posição. Em CRP’s, a Bimbo foi a segunda marca a crescer mais, fazendo com que passasse para a décima nona posição.
“Marcas como Comfort e Cif (ambas da Unilever), cresceram entre 20 e 30 por cento em CRP’s e Cigala (arroz), Penacova, Cemporcento e Gresso cresceram entre 10% e 20% em CRP’s”, refere ainda a Kantar.