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Sete tendências digitais que os líderes devem ter em conta

Por a 27 de Março de 2018 as 18:05

“Acompanhar as tendências digitais para avaliar o caminho a seguir na digitalização dos negócios”, é um passo crucial para a sobrevivência das empresas. A afirmação é da Impacting Digital, consultora especializada em transformação digital, que resume as sete tendências digitais que um líder deve ter em conta. Quer estejam interligadas ou não, estas estratégias “apoiam as empresas na otimização dos seus modelos de negócios, processos internos e relacionamento com clientes”.

Num mundo onde somos “bombardeados” com informação, a consultora aponta os Data Analytics como uma “oportunidade para, através do acesso e da utilização correta dessa informação, promover a eficiência, a redução de custos e o aumento do retorno” de um negócio.

A Automação do Marketing  – que atualmente apresenta um número crescente de plataformas “mais inteligentes, intuitivas e menos dispendiosas” – elimina erros humanos, permite a realização de campanhas de email marketing, analisa resultados associados a cada campanha, otimiza o processo de conversão de ‘leads’ e aumenta as receitas e o retorno sobre o investimento.

As redes sociais continuam a apostar e a desenvolver as funcionalidades de “Real Time”. Prova disso, é o sucesso do Instagram Stories e do Facebook Stories. As marcas podem também beneficiar: através da partilha e participação em eventos, da realização de entrevistas com colaboradores ou de “webinars” para obter “feedback” instantâneo do seu público.

A Impacting Digital considera que a Internet of Things (loT) é uma das “tendências digitais que veio para ficar”. A loT “baseia-se na existência de objetos, até então desconectados, ligados em rede com o objetivo de recolher dados importantes para a identificação de falhas, definição de estratégias futuras e/ou tomadas de decisão fundamentadas”. Estima-se que em 2020 existirão mais de 20,4 biliões de objetos conectados à rede, segundo um estudo da consultora tecnológica Gartner.

O Social Selling é “incontornavelmente uma das tendências digitais a seguir, dada a enorme aceitação das redes sociais pelos consumidores”. Isto porque o Social Selling se caracteriza pela utilização das redes sociais para a “criação de uma comunidade e, após a implementação de estratégias de enriquecimento e relacionamento, alcançar a conversão e conquistar a venda”.

A Inteligência Artificial é outra das tendências que está cada vez mais presente na realidade das empresas. “Negócios (principalmente B2C – Business to Consumer) que utilizam inteligência artificial estão, inadvertidamente, a interferir com a experiência do utilizador”.

Por fim, o Blockchain, uma “tendência pouco utilizada”, mas que começa “a ganhar alguma relevância”. O Blockchain é o sistema responsável por “validar e registar toda a informação relativa às transações realizadas através de ‘cryptocurrencies’ ou moedas digitais (o exemplo mais conhecido é a Bitcoin)”.

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