Distribuição Homepage Newsletter

Ikea quer reduzir desperdício alimentar para metade até 2020

Por a 19 de Junho de 2017 as 12:20

A Ikea está a implementar nas suas lojas, a nível mundial, o projeto “Food is Precious”, com o qual pretende reduzir o desperdício alimentar nas operações em 50% até agosto de 2020.

A iniciativa arrancou em final de 2016 e está já patente em mais de 20% das lojas Ikea. Em Portugal, começa a ser implementada até final deste ano. De acordo com a empresa sueca, em comunicado, esta é uma solução “de escala, que avalia o desperdício orgânico e as suas causas, permitindo aos colaboradores encontrar respostas inteligentes para evitar a perda de alimentos”.

Através de um ecrã tátil conectado a uma balança de chão sobre a qual se coloca um caixote, os restaurantes, lojas e bistrôs da cadeia de distribuição vão medir e registar o desperdício de alimentos. Posteriormente, os dados recolhidos ajudam a identificar formas de melhorar as operações e prevenir que os bens acabem no lixo.

Até maio deste ano, as mais de 20% lojas da insígnia que aderiram à iniciativa conseguiram reduzir “em cerca de seis meses o desperdício de 79 000 kg de alimentos”, o que corresponde a  “176 mil refeições” e à emissão de “341 000 kg de CO2”.

“Graças ao envolvimento dos colaboradores e à solução de medição, os primeiros resultados do “Food is Precious” apontam para uma redução de desperdício alimentar de até 30%, somente após alguns meses”, afirma Michael La Cour, diretor global de Food Services.

Os restaurantes das mais de 340 lojas Ikea em todo o mundo recebem cerca de 650 milhões de visitantes por ano.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *