Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

O que pode ler na edição impressa de junho

Por a 31 de Maio de 2017 as 12:17

Está Portugal preparado para a Indústria 4.0?

É a pergunta a que o HIPERSUPER procura responder na edição de junho, que já está a caminho dos subscritores. A empresa especialista em tecnologia IDC Portugal considera que o País ainda tem um longo caminho a percorrer na resposta à quarta revolução industrial. A COTEC, por sua vez, explicou quais os pilares da estratégia nacional para a economia digital apresentada pelo Governo, que prevê um investimento de 4,5 mil milhões de euros nos próximos quatro anos. A associação para a inovação assumiu as rédeas do plano para  digitalizar o País.

Mas há muito mais para ler nesta edição, a qual será distribuída na Alimentaria & Horexpo Lisboa,  que decorre entre os dias 4 e 6 de junho.

DISTRIBUIÇÃO

3 tendências a ter em conta nos próximos anos

Tenha em atenção os atributos que vão além do preço, os novos hábitos alimentares e a conveniência na compra e no consumo. Explicamos porquê com a ajuda da Nielsen porquê.

A última Manteigaria na baixa de Lisboa

Em outros tempos eram cerca de 20, hoje apenas existe uma manteigaria (nome que caracterizava os espaços que podiam vender manteiga avulso) na baixa de Lisboa. Com mais de 100 anos, a Manteigaria Silva protagoniza este mês a habitual rubrica do HIPERSUPER dedicada ao retalho tradicional.

OPINIÃO

Melhorar os bairros, manter a identidade, por Maria José Almeida. A consultora senior de Retail Leasing da JLL fala de revitalização do comércio na capital tendo em conta o melhor que cada bairro oferece.

Robots, emprego, problemas e poesia, por Nuno Sousa e Silva. Convidamos o professor da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (Porto) a esclarecer dúvidas relacionadas com a Indústria 4.0, no que diz respeito ao impacto possível no emprego em Portugal e às medidas  legislativas em estudo na Comissão Europeia.

De “Morto Vivo” a Líder, por Constança Casquinho. A professora na Nova SBE é a docente do programa de Gestão de Retalho e Consumer Analytics que assina este mês a opinião resultante da parceria de colaboração com o HIPERSUPER. Fala de “mindfullness”.

ENTREVISTA

“O modelo de negócio é essencialmente orgânico”

A note!, insígnia de papelaria e livraria, comemora em julho deste ano três anos de existência. A diretora comercial, Rosário Almeida, faz o balanço.

FMCG

Grupo RAR investe na construção da marca Vitacress

É uma marca cuja oferta está em linha com a tendência de consumo crescente dos legumes prontos a consumir. Fomos conhecer o negócio da empresa instalada no Alentejo que lidera as vendas de produtos de IV gama no País, com uma quota de mercado quatro vezes superior à principal concorrente.

Como a Lusiaves está a integrar o mundo digital

A produtora avícola está na linha da frente na adoção de sistemas que dão resposta à Indústria 4.0 no setor agroalimentar. A empresa que assume todas as fases dos processos que estão por detrás das suas marcas (detendo ainda uma cadeia de retalho) leva a cabo um projeto de digitalização, além de um investimento de 200 milhões de euros com vista a crescer dentro e fora do País.

Congelados Brasmar duplicam produção

Quem também está a investir na ampliação do negócio é a Brasmar que quer duplicar a capacidade de produção da sua unidade de transformação em Portugal.

Online é novo pilar de crescimento dos gelados Olá

Os vendedores ambulantes do gelados Olá, que empurram o característico carrinho vermelho, podem agora deslocar-se até às festas privadas entre amigos, famílias e colegas de trabalho. A marca lançou o serviço para encomenda online, o qual pode sustentar o seu crescimento para os próximos anos.

ESPECIAL

O casamento da cerveja com a gastronomia

As cervejas estão comprometidas com a inovação e sofisticação através do lançamento de edições limitadas e especiais. Saiba qual o resultado notado nos números do consumo.

Novos sabores e formatos alargam ocasiões de consumo

O consumidor reage com curiosidade face às novas ofertas de sabores com que as marcas de água têm refrescado o mercado. 2016 foi um ano particularmente positivo para este segmento, que mostrou um crescimento a duplo digito, muito acima do grande consumo em geral.

Refrigerantes recuperam à boleia de futebol

O desempenho de Portugal no Campeonato Europeu de Futebol, o termómetro que bateu recordes, num dos anos mais quentes dos últimos tempos, e o desenvolvimento de receitas mais saudáveis amparam no último ano a tendência decrescente das vendas de refrigerantes.

PRODUÇÃO

Retrato das exportações alimentares ‘made in’ Portugal

Uma vez que esta edição acompanhará os visitantes da Alimentaria & Horexpo Lisboa, preparamos um retrato sobre o principal setor patente na feira. O cenário é animador – as exportações da fileira agroalimentar continuam em crescendo este ano, devido à aposta na qualidade.

DATA CENTER

Limpeza do Lar: um mercado resistente via promoção

Mais uma análise detalhada da Kantar Worldpanel em exclusivo para o HIPERUSPER.

Da loja ao WWW: expandir a mercearia com o ecommerce

Se está a pensar expandir o seu negócio de retalho mas está indeciso entre abrir novas lojas ou enveredar pelo online, as simulações do ComparaJá.pt, realizadas especialmente para os leitores do HIPERSUPER, ajudam-no a perceber qual a melhor solução.

Fotografia das lojas online de vestuário em Portugal

Quantos visitantes têm os sites de ecommerce de vestuário? Quias as lojas mais visitadas? Como já é habitual, Camila Fonseca, da ComScore analisa um segmento do comércio online português.

PONTO DE VENDA

Ampere quer democratizar autoconsumo energético no País

Chegou em maio deste ano a Portugal a marca espanhola Ampere, que oferece uma solução inteligente que liga painéis solares a uma bateria de armazenamento de energias e sistemas de gestão em tempo real. Conheças as potencialidades.

Tecnológica Pipedrive instala-se em Portugal

A mais recente empresa de tecnologia a instalar-se no País observa desde a sua fundação, em 2010, um crescimento a triplo dígito. Em entrevista, um dos cinco fundadores da estoniana Pipedrive explica porquê Lisboa e como se diferencia a plataforma de CRM que vendem no mercado.

10 dicas da neurociência

Sabia que a utilização de fragrâncias personalizadas aumenta em 15% o tempo de permanências em loja? Compilamos algumas dicas da neurociência que podem fazer a diferença nas vendas.

LOGÍSTICA

Informação: o ativo estratégico do setor logístico

A logística é o elo de ligação entre os parceiros da cadeia de valor e um dos setores que mais beneficia das novas ferramentas digitais para otimizar os seus processos. Com toda informação que tem nas mãos, o desafio agora é saber tirar o melhor proveito da mesma.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *