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Lucros da Sonae Sierra recuam 4,2% para €15,9 milhões no primeiro trimestre

Por a 17 de Maio de 2017 as 16:14

O resultado líquido da Sona Sierra fixou-se nos 15,9 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, o que representa uma queda de 4,2% face aos 16,6 milhões alcançados no período homólogo. No mesmo período, a Socimi ORES, empresa de investimento imobiliário criada em dezembro passado entre a empresa e o Bankinter, efetuou as primeiras investidas.

A queda deve-se às alienações parciais de centros comercias levadas a cabo no ano transato – nomeadamente do AlgarveShopping, Estação Viana Shopping (Portugal), do Loop5 (Alemanha) e Luz del Tajo (Espanha) -, assim como à redução da participação no Sierra Portugal Fund. Em comunicado emitido esta terça-feira à CMVM (Comissão de Mercado de Valores Mobiliários), a participada do grupo Sonae explica que, no entanto, as perdas foram compensadas em parte pela abertura do shopping ParkLake, na Roménia, em setembro de 2016.

Quanto ao resultado direto, no primeiro trimestre a gestora de centros comerciais regista um aumento homólogo de 2%, totalizando os 15,1 milhões de euros.

Por outro lado, a Socimi ORES, empresa de investimento imobiliário criada em dezembro passado entre a Sonae Sierra e o grupo financeiro espanhol Bankinter, realizou os seus primeiros investimentos entre janeiro e março. Foram adquiridas duas lojas, em Espanha, à cadeia de artigos desportivos Forum Sport. Os pontos de venda estão alocados nos Retail Park Artea (Bilbao) e Retail Park Galaria (Pamplona).

Do portefólio de 119 centros comerciais (sendo a Sonae Sierra proprietária de 45 e gestora de 74), as vendas dos lojistas registaram nos primeiros três meses de 2017 uma variação homóloga de 4%, tendo atingido um crescimento de 3,9% em Portugal e 0,4% em Espanha. No total do continente europeu, os comerciantes viram as suas vendas alavancarem 3,8% e no Brasil, excluindo as variações cambiais, as vendas subiram 4,6%.

A empresa está neste momento a desenvolver dois centros comerciais, um em Marrocos e outro na Colômbia, além de um Designer Outlet em Espanha. Prosseguem também os projetos de expansão de centros já erguidos na Península Ibérica, como o Colombo e o NorteShopping.

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