Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter

Retalho nacional assume maior queda de vendas da União Europeia em setembro

Por a 7 de Novembro de 2016 as 16:53

O volume de vendas a retalho na Europa caiu 0,2% em setembro passado face a agosto, quer na zona euro quer nos 28 países da União Europeia (UE), de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira, dia 7 de novembro, pelo Eurostat. Portugal foi o Estado-Membro onde o comércio a retalho verificou a maior queda em vendas em setembro (2,1%), comparando com mês de agosto.

Portugal foi o país da União Europeia com a maior queda em volume de vendas a retalho no passado mês de setembro, face ao mês de agosto, no qual o mercado nacional registou uma subida de 0,4%.

Entre as maiores quedas, seguem-se a Eslovénia (-1,7%) e Alemanha (-1,4%). Por outro lado, a Estónia (1,5%), Finlândia (1,1%), Dinamarca e Polónia (0,7% cada) lideram as subidas.

Comparando com setembro de 2015, o volume de vendas a retalho cresceu 1,1% na zona euro (19 países) e 2,2% nos 28 países da União Europeia em setembro deste ano. O comércio a retalho em Portugal apresenta um crescimento de 2,6% em setembro deste ano, depois de ter crescido 2,7% em agosto, face ao período homólogo.

As vendas de combustível para automóveis nas lojas especializadas são as que apresentam o maior crescimento (3,1%) em setembro, face ao mesmo mês do ano anterior, nos países da UE. Seguem-se as vendas de “alimentação, bebidas e tabaco” (2,1%) e de produtos não-alimentares (excluindo combustível), que cresceram em termos homólogos 1,9%.

Os maiores crescimentos verificados na UE, em termos homólogos, registam-se no Luxemburgo (15,2%), Roménia (9,7%) e Polónia (8,6%) enquanto as variações homólogas negativas mais expressivas observam-se na Bélgica (-3,2%), Alemanha (-0,4%) e Eslovénia (-0,1%).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *