Alunos europeus criam em Lisboa projeto digital para Oliveira da Serra
Depois de uma semana de trabalho em contexto de agência de publicidade, 40 alunos europeus apresentaram os seus projetos de comunicação integrada para a presença digital da Oliveira da Serra, integrado no “Cross Border Brand Communication”. Tiago Ferreira (IADE – Creative University, em Portugal), Renaldi Diombo (Plantijn Artesis, na Bélgica), Milos Pesic (NHTV, na Holanda), Sam Reilly (Staffordshire University, no Reino Unido) e Valentina Marinelic (Werbe Akademie, na Áustria), foram os jovens vencedores e podem agora ver o seu trabalho implementado pela marca de azeite nacional.
Partindo de um briefing passado pela Oliveira da Serra, cujo objetivo era o aumento das vendas através do online, a campanha 360º centrou-se no “target” dos “foodies”. Conhecidos por procurarem novas experiências com a comida e bebida e por serem inovadores na maneira de cozinhar, o grupo fez uma ligação direta entre a inovação da marca portuguesa de azeite e a criatividade dos “foodies”, chegando ao conceito criativo “Oliveira da Serra is the fuel for creative cooking”, com a assinatura de campanha “Boost Creative Cooking”, que será dividida em duas fases.
A primeira fase chama-se “Inspirational” e reflete sobre as novas maneiras de cozinhar. Neste sentido, os jovens planearam o lançamento de “banners” inspiradores, uma “street action” – onde os consumidores podem explorar a cozinha criativa, criando as próprias receitas como se de uma dança se tratasse – ou ainda a criação de vários “livestreams” com chefs de toda a Europa que ensinam, nas plataformas digitais da Oliveira da Serra, a criar receitas originais com azeite. No final desta fase, é também criada uma caixa de cinco garrafas mais pequenas de vários tipos de azeite, inspirando os portugueses a experimentar novas receitas.
O segundo momento da campanha 360º chama-se “Making” e consiste num repto lançado à participação dos consumidores para criarem e partilharem as suas próprias receitas. Nesta fase, dá-se início ao passatempo “Dish me Crazy!” que será apoiado por um microsite e uma aplicação para smartphones onde se poderá encontrar um livro de receitas “made inconsumidor”. Para Tiago Ferreira, esta campanha “visa realçar a inovação da marca e afastar-se dos valores tradicionais da sua maior concorrente”, criando uma relação com os seus consumidores e tornando-se embaixadora da cozinha criativa.
A edição deste ano do Cross Border Brand Communication (CBBC) decorreu em Lisboa, tendo o IADE – Creative University, em Lisboa, escola da Laureate International Universities, sido escolhido como anfitrião e o único representante nacional..